Gestão da sala de consumo do Porto adjudicada a APDES por dois anos

Gestão da sala de consumo do Porto adjudicada a APDES por dois anos
Miguel Nogueira | CM Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A gestão da sala de consumo vigiado no Porto foi adjudicada ao consórcio liderado pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) pelo período de 24 meses, revelou o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Em resposta à agência Lusa, o SICAD esclareceu que no concurso público, lançado em 11 agosto, foi rececionada “uma única candidatura, designada Programa de Consumo Vigiado – Um Porto Seguro, da responsabilidade de um consórcio de entidades promotoras, liderado pela APDES”.

O consórcio Um Porto Seguro foi responsável pela gestão da sala de consumo vigiado do Porto por um período experimental de um ano.

Segundo o SICAD, o processo de seleção e avaliação da candidatura iniciou-se a 15 de setembro e a homologação ao consórcio ocorreu a 03 de novembro.

O contrato foi assinado a 13 de novembro, tendo a gestão da sala de consumo sido adjudicada por dois anos. Ao consórcio foi também atribuído um financiamento de 460 mil euros.

Com a atribuição da gestão ao consórcio, o programa de consumo vigiado deixa de ser um projeto-piloto e passa a ser uma resposta financiada pelo Ministério da Saúde, através do SICAD.

Instalada na ‘Viela dos Mortos’, a sala de consumo amovível começou a funcionar em 24 de agosto de 2022, cerca de dois anos depois da aprovação do Programa de Consumo Vigiado, resultante da cooperação entre o município, o SICAD, o Instituto de Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Até maio, foram admitidos 1.665 utilizadores e realizados 38.148 consumos, mais de metade (58%) por via fumada, de acordo com os dados partilhados no último relatório do Programa de Consumo Vigiado do Porto.

O espaço foi usado mais do que uma vez por 72% dos consumidores que, segundo dados demográficos recolhidos pela equipa técnica, são maioritariamente homens (85%).

Com capacidade máxima para 15 utentes em simultâneo, a sala de consumo assistido do Porto funciona das 10:00 às 20:00, sete dias por semana.

+ notícias: Porto

Restaurante Antiqvvm no Porto ganha segunda estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto ganhou este terça-feira a segunda estrela do guia Michelin, enquanto quatro estabelecimentos conquistaram uma estrela, anunciou a publicação, numa cerimónia exclusivamente dedicada a Portugal, em Albufeira.

Câmara do Porto volta a lançar concurso para reabilitação do Jardim da Cordoaria

A Go Porto publicou esta terça-feira o concurso público para a empreitada de reabilitação do Jardim da Cordoaria, no Porto, pelo valor de 528 mil euros. Esta obra já tinha sido alvo de um concurso publicado em março do ano passado.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.