Gestão da sala de consumo do Porto adjudicada a APDES por dois anos

Gestão da sala de consumo do Porto adjudicada a APDES por dois anos
Miguel Nogueira | CM Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A gestão da sala de consumo vigiado no Porto foi adjudicada ao consórcio liderado pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) pelo período de 24 meses, revelou o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Em resposta à agência Lusa, o SICAD esclareceu que no concurso público, lançado em 11 agosto, foi rececionada “uma única candidatura, designada Programa de Consumo Vigiado – Um Porto Seguro, da responsabilidade de um consórcio de entidades promotoras, liderado pela APDES”.

O consórcio Um Porto Seguro foi responsável pela gestão da sala de consumo vigiado do Porto por um período experimental de um ano.

Segundo o SICAD, o processo de seleção e avaliação da candidatura iniciou-se a 15 de setembro e a homologação ao consórcio ocorreu a 03 de novembro.

O contrato foi assinado a 13 de novembro, tendo a gestão da sala de consumo sido adjudicada por dois anos. Ao consórcio foi também atribuído um financiamento de 460 mil euros.

Com a atribuição da gestão ao consórcio, o programa de consumo vigiado deixa de ser um projeto-piloto e passa a ser uma resposta financiada pelo Ministério da Saúde, através do SICAD.

Instalada na ‘Viela dos Mortos’, a sala de consumo amovível começou a funcionar em 24 de agosto de 2022, cerca de dois anos depois da aprovação do Programa de Consumo Vigiado, resultante da cooperação entre o município, o SICAD, o Instituto de Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Até maio, foram admitidos 1.665 utilizadores e realizados 38.148 consumos, mais de metade (58%) por via fumada, de acordo com os dados partilhados no último relatório do Programa de Consumo Vigiado do Porto.

O espaço foi usado mais do que uma vez por 72% dos consumidores que, segundo dados demográficos recolhidos pela equipa técnica, são maioritariamente homens (85%).

Com capacidade máxima para 15 utentes em simultâneo, a sala de consumo assistido do Porto funciona das 10:00 às 20:00, sete dias por semana.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.