Conferência mundial sobre alterações climáticas no Dubai coberta por nuvem de poluição
Porto Canal
O Dubai, palco da COP28 – a conferência mundial de líderes das Nações Unidas sobre as alterações climáticas – está a enfrentar uma nuvem de poluição. A baixa qualidade do ar é considerada “prejudicial para a saúde”, diz a agência de notícias internacionais AFP.
O índice de qualidade do ar atingiu 155 microgramas por metro cúbico de poluição PM2,5, isto é, um número excessivamente alto de partículas finas criadas pela queima de combustíveis fósseis. A nebulosidade e baixa visibilidade durante a última semana coincide precisamente com os primeiros dias da COP28, que pretende negociar a diminuição da emissão dos gases com feito de estufa e investimento em energias renováveis.
Segundo a organização, 80 mil pessoas estão inscritas para participar ou ouvir os resultados das negociações climáticas nos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores produtores de petróleo do Mundo.
De acordo com a AFP, a COP28 está a decorrer a cerca de 11 quilómetros do Complexo de Energia e Dessalinização de Jebel Ali, a maior central elétrica alimentada a gás do Mundo.