Conferência mundial sobre alterações climáticas no Dubai coberta por nuvem de poluição

Conferência mundial sobre alterações climáticas no Dubai coberta por nuvem de poluição
| Mundo
Porto Canal

O Dubai, palco da COP28 – a conferência mundial de líderes das Nações Unidas sobre as alterações climáticas – está a enfrentar uma nuvem de poluição. A baixa qualidade do ar é considerada “prejudicial para a saúde”, diz a agência de notícias internacionais AFP.

O índice de qualidade do ar atingiu 155 microgramas por metro cúbico de poluição PM2,5, isto é, um número excessivamente alto de partículas finas criadas pela queima de combustíveis fósseis. A nebulosidade e baixa visibilidade durante a última semana coincide precisamente com os primeiros dias da COP28, que pretende negociar a diminuição da emissão dos gases com feito de estufa e investimento em energias renováveis.

Segundo a organização, 80 mil pessoas estão inscritas para participar ou ouvir os resultados das negociações climáticas nos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores produtores de petróleo do Mundo.

De acordo com a AFP, a COP28 está a decorrer a cerca de 11 quilómetros do Complexo de Energia e Dessalinização de Jebel Ali, a maior central elétrica alimentada a gás do Mundo.

+ notícias: Mundo

Embaixada portuguesa em Kiev danificada em ataque russo. Governo português já condenou ato

O Governo português condenou esta sexta-feira os ataques russos desta madrugada em Kiev, afirmando que a chancelaria da embaixada de Portugal na capital ucraniana foi danificada.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.