FC Porto: Triplo Salto para o topo. Crónica de jogo

FC Porto: Triplo Salto para o topo. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto venceu 3-0 em Famalicão e ascendeu provisoriamente ao 1.º lugar do campeonato

O FC Porto aproveitou o facto de jogar primeiro para se colar aos rivais de Lisboa no topo da tabela classificativa. Em Famalicão, no segundo de três jogos consecutivos fora de portas, os portistas venceram 3-0 e igualaram os 28 pontos do Benfica e Sporting. Evanilson, Mehdi Taremi e Francisco Conceição assinaram os golos do mais dilatado triunfo azul e branco na presente edição da Liga.

Sérgio Conceição refrescou as laterais - lançou Jorge Sánchez no lugar do lesionado João Mário e estreou João Mendes a titular na vaga de Zaidu - e só precisou de esperar nove minutos para poder festejar. Evanilson, nas sobras de uma bola parada, disparou forte e colocado para inaugurar o marcador de pé esquerdo no municipal famalicense (0-1).

Seguiu-se meia-hora recheada de faltas, parca em futebol e sem qualquer remate enquadrado até perto do descanso. Aos 41 minutos, João Mendes recuperou o esférico em zona frontal e atirou forte às luvas de Luiz Júnior; aos 42, na sequência de um pontapé de canto, Eustáquio descobriu Alan Varela e o argentino quase fez o segundo de primeira; aos 43, da mesma forma, Galeno apontou ao ângulo mas teve força a mais e pontaria a menos.

A turma de João Pedro Sousa respondeu em dose tripla: primeiro Diogo Costa, depois Pepe e por fim Eustáquio, os Dragões travaram os sucessivos remates e mantiveram a folha limpa. A profecia “quem não marca sofre” concretizou-se já dentro da compensação, quando uma excelente arrancada de Galeno mereceu a devida conclusão e Mehdi Taremi dobrou a vantagem no momento ideal.

A perder 2-0, o Famalicão não se deixou ir abaixo, voltou do descanso revigorado e continuou a rematar muito, ainda que sem a direção da baliza. Ao minuto 64, na melhor jogada ofensiva até então, Topic errou o alvo por muito pouco e deixou claro que faltava muito para o encontro estar decidido. Varela apresentou queixas físicas pouco depois, Marko Grujic substituiu o argentino e Francisco Conceição fez o mesmo a Evanilson, deslocanso Pepê para o corredor central.

Não faltou ação nos derradeiros instantes. Já depois de Zaydou ver o segundo cartão amarelo por travar a saída rápida de João Mendes, André Franco e Iván Jaime renderam Eustáquio e Galeno, um desvio providencial do lateral esquerdo portista impediu o golo da casa e, a três dos noventa, o encontro ficou sentenciado. Chico saiu disparado, Grujic percebeu isso e entregou na medida certa para o esquerdino correr 50 metros e finalizar por entre as pernas do guardião adversário (3-0).

Até ao derradeiro apito de António Nobre ainda sobrou tempo para Toni Martínez entrar para o posto de Mehdi Taremi e, de calcanhar, assistir Francisco Conceição para o camisola 10 acertar em cheio no poste mais distante.

+ notícias: Desporto

FC Porto: No Olival a pensar na viagem a Portimão

Poucas horas após golear o Benfica por 5-0 no Estádio do Dragão, o plantel principal do FC Porto voltou na manhã desta segunda-feira ao Olival para começar a preparar a deslocação a Portimão, da 25.ª jornada da Liga. O Portimonense-FC Porto está marcado para as 18h45 de sexta-feira (Sport TV).

"O maior confronto de rivais em Portugal". Youtuber partilha experiência no Dragão

O youtuber Bernard, da Groundhopper FC, marcou presença no Estádio do Dragão, este domingo, para assistir ao clássico entre o FC Porto e o Benfica, do qual a equipa da casa levou a melhor, vencendo por 5-0.

Benfica termina blackout e regressa às redes sociais com mensagem de parabéns

Depois de ter omitido o resultado do jogo frente ao FC Porto no Facebook, no X (antigo Twitter) e no Instagram, o Benfica regressou às redes sociais com uma mensagem de parabéns ao jogador Petar Musa.