Colocação de viaduto sobre A28 em Matosinhos vai obrigar ao corte do trânsito 

Colocação de viaduto sobre A28 em Matosinhos vai obrigar ao corte do trânsito 
| País
Porto Canal

A obra do viaduto sobre a autoestrada A28, entre a Cruz de Pau à Barranha na Senhora da Hora, vai obrigar ao corte do trânsito naquela via rodoviária.

Recorde-se que a requalificação daquela estrutura arrancou em janeiro de 2021, tendo sido suspensa em setembro do mesmo ano, devido a um entrave num diferendo da Infraestruturas de Portugal (IP), relacionada com o projeto de construção do viaduto.

A empreitada foi retomada no ano passado e a previsão é que “o encontro dos dois lados aconteça até março”, revelou ao Jornal de Notícias, o chefe de Divisão de Gestão de Obra da Câmara de Matosinhos, António Gonçalves.

Até a essa data “os tramos que compõem o viaduto, e que estão a ser feitos numa fábrica em Campo, Valongo, serão pousados do lado da Cruz do Pau, onde a estrutura será pintada e as peças montadas tipo lego”, acrescentou o responsável à mesma fonte.

Depois do viaduto estar concluído, este “deslizará sobre carris e será empurrado e lançado sobre a A28 com a ajuda de camiões telecomandados que puxarão a estrutura até ao lado da Barranha”, completa.

Segundo revelou António Gonçalves ao mesmo jornal, essa intervenção vai levar ao corte da A28 em ambos os sentidos “entre três a quatro horas, numa operação que vai decorrer de madrugada, para não causar transtorno no trânsito”.

A circulação rodoviária também será interrompida numa outra ocasião, na altura em que o viaduto já esteja colocado, “para que seja realizada a betonagem do encontro dos dois lados”.

Apesar disso, a previsão do chefe de Divisão e Gestão de Obra divulgada ao JN é que o trânsito passe a ser transitável apenas "em julho" do próximo ano, devido aos trabalhos complementares.

O investimento na estrutura de 42 metros de vão e 5.10 metros de altura é de aproximadamente quatro milhões de euros.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.