Colocação de viaduto sobre A28 em Matosinhos vai obrigar ao corte do trânsito
Porto Canal
A obra do viaduto sobre a autoestrada A28, entre a Cruz de Pau à Barranha na Senhora da Hora, vai obrigar ao corte do trânsito naquela via rodoviária.
Recorde-se que a requalificação daquela estrutura arrancou em janeiro de 2021, tendo sido suspensa em setembro do mesmo ano, devido a um entrave num diferendo da Infraestruturas de Portugal (IP), relacionada com o projeto de construção do viaduto.
A empreitada foi retomada no ano passado e a previsão é que “o encontro dos dois lados aconteça até março”, revelou ao Jornal de Notícias, o chefe de Divisão de Gestão de Obra da Câmara de Matosinhos, António Gonçalves.
Até a essa data “os tramos que compõem o viaduto, e que estão a ser feitos numa fábrica em Campo, Valongo, serão pousados do lado da Cruz do Pau, onde a estrutura será pintada e as peças montadas tipo lego”, acrescentou o responsável à mesma fonte.
Depois do viaduto estar concluído, este “deslizará sobre carris e será empurrado e lançado sobre a A28 com a ajuda de camiões telecomandados que puxarão a estrutura até ao lado da Barranha”, completa.
Segundo revelou António Gonçalves ao mesmo jornal, essa intervenção vai levar ao corte da A28 em ambos os sentidos “entre três a quatro horas, numa operação que vai decorrer de madrugada, para não causar transtorno no trânsito”.
A circulação rodoviária também será interrompida numa outra ocasião, na altura em que o viaduto já esteja colocado, “para que seja realizada a betonagem do encontro dos dois lados”.
Apesar disso, a previsão do chefe de Divisão e Gestão de Obra divulgada ao JN é que o trânsito passe a ser transitável apenas "em julho" do próximo ano, devido aos trabalhos complementares.
O investimento na estrutura de 42 metros de vão e 5.10 metros de altura é de aproximadamente quatro milhões de euros.