Concertos de Natal voltam à Avenida dos Aliados

Concertos de Natal voltam à Avenida dos Aliados
CMP
| Porto
Porto Canal / Agências

A árvore de Natal do Porto volta a iluminar-se este ano a 01 de dezembro e a programação da quadra regressa à Avenida dos Aliados, Largo Amor de Perdição e Cordoaria, onde estará sediado um carrossel parisiense.

Em comunicado, a Câmara do Porto adianta esta terça-feira que a Avenida dos Aliados “volta a ser o palco dos grandes concertos” no Porto.

“Depois de em 2022 os jardins do Palácio de Cristal terem acolhido uma programação que comemora a época mais especial do ano, o Porto prepara a sua icónica avenida para receber uma programação especial pensada para toda a família”, salienta.

Recuperando a tradição, a árvore de Natal volta a iluminar-se na Praça do General Humberto Delgado a 01 de dezembro, momento que será celebrado, a partir das 18:00, com um concerto de Diogo Piçarra, que regressa ao Porto para apresentar "os seus maiores sucessos" e estrear novos.

Pelo menos 91 ruas da cidade vão receber iluminações de Natal e o número de motivos usados nas iluminações subiu de 702 para 846, revelou à Lusa, em outubro, o diretor executivo da Associação de Comerciantes do Porto, com quem o município celebrou um contrato para apoiar na implementação, promoção e desenvolvimento das iluminações de Natal na cidade.

As luzes, que já começaram a ser montadas, estarão ligadas de 01 de dezembro a 07 de janeiro. Durante esse período, a iluminação vai funcionar de domingo a quinta-feira entre as 18:00 e as 23:00. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado o funcionamento prolongar-se-á até à meia-noite.

Ao longo da quadra, o palco dos Aliados receberá outros artistas, como o músico alentejano Buba Espinho que, a 09 de dezembro, se junta aos Bandidos do Cante para um concerto que percorre o último disco.

O concerto, agendado para as 18:00, assinala também os nove anos desde que o Cante Alentejano foi considerado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

O palco dos Aliados recebe também, a 16 de dezembro, “A Filarmónica no Natal no Porto” da Banda Marcial da Foz, e, uma semana depois, um espetáculo, com coreografia de Max Oliveira, que assinala a 4.ª edição do projeto municipal Desporto no Bairro.

Os concertos nos Aliados terminam a 23 de dezembro, às 18:00, com um concerto de Sofia Escobar.

Além da Avenida dos Aliados, a animação natalícia vai percorrer a Cordoaria, com um mercado “para todos os gostos” e um carrossel parisiense, e o Largo Amor de Perdição, onde regressa a pista de gelo.

O Jardim da Cordoaria, que se vai transformar “num verdadeiro Bosque Encantado”, acolherá figuras de grandes dimensões, oficinas para toda a família e diversos espetáculos de teatro, dança, música, circo e exposições.

O centro da Cordoaria irá também acolher a casa do Pai Natal, que estará por lá todos os dias a ouvir os desejos e receber os pedidos dos mais novos.

A utilização da pista de gelo, no Largo Amor de Perdição, será gratuita, assim como o carrossel parisiense que irá ser instalado junto ao mercado de Natal.

Com entrada gratuita, o mercado de Natal, a pista de gelo e o carrossel parisiense estão abertos de segunda a quinta-feira das 14:00 às 19:00, sexta-feira e vésperas de feriados das 14:00 às 20:00 e aos sábados das 10:00 às 20:00.

Aos domingos, as três atrações funcionam das 10:00 às 19:00 e no feriado de 01 e 08 de dezembro das 10:00 às 20:00.

O Natal no Porto estende-se também ao Mercado do Bolhão, que se irá revestir da quadra “com produtos alusivos à época e muitas surpresas”.

À Lusa, a Câmara do Porto adiantou que, à semelhança do ano passado, o contrato celebrado com a Associação dos Comerciantes do Porto estabelece uma comparticipação financeira máxima de 650 mil euros.

+ notícias: Porto

Serralves quer desafiar limites com décima edição do ciclo "Museu como Performance"

A 10.ª edição do ciclo "Museu como Performance", que celebra formas de arte “inclassificáveis e indisciplináveis”, combinando música, dança, performance e artes visuais, vai desafiar limites entre sábado e domingo no Museu de Serralves, no Porto.

Já aterrou o primeiro helicóptero no Hospital São João com idoso que sofreu AVC

Um homem de 94 anos, vindo de Bragança, foi o primeiro doente helitransportado para o heliporto do Hospital de São João, no Porto, que começou a operar este mês após aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

BE quer que Câmara do Porto agilize elaboração do plano de combate à pobreza

O BE quer que a Câmara do Porto agilize a elaboração do plano municipal de combate à pobreza e inscreva no orçamento para o próximo ano os recursos necessários para a sua implementação na cidade.