Ator Nuno Lopes acusado de “drogar e violar” guionista norte-americana em 2006
Porto Canal
O ator português Nuno Lopes foi acusado de “drogar e violar” a guionista norte-americana A.M. Lukas em 2006, após o Festival de Cinema de Tribeca, onde se conheceram.
Lukas avançou com um processo judicial no tribunal federal de Brooklyn esta segunda-feira (20 de novembro). Através de um comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto, os advogados da guionista exigem uma "indemnização compensatória e punitiva".
Acrescentam que estão "inspirados pela coragem da nossa cliente em responsabilizar o senhor Lopes. Como temos visto repetidamente, a indústria cinematográfica deu repetidamente autorização a homens como o senhor Lopes para se envolverem em agressões sexuais sem consequências”, pode ler-se.
Na acusação são descritas partes do ato sexual onde se pode ler que “Lukas não poderia ter consentido ter sexo com o Sr. Lopes”.
Na manhã seguinte a guionista foi ao hospital para ser submetida a um teste de violação tendo reportado a situação à polícia, pode ler-se na acusação.
É ainda referido que Lukas foi diagnosticada com Stress Pós-traumático, sofre de episódios maníaco-depressivos e pensamentos suicidas, apontando que as situações estão relacionadas com a “violação do Sr. Lopes”.