Sindicato dos Enfermeiros critica silêncio e indisponibilidade do Governo para se reunir

Sindicato dos Enfermeiros critica silêncio e indisponibilidade do Governo para se reunir
| País
Porto Canal/Agências

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) criticou este sábado o “silêncio do Governo” sobre as reivindicações destes profissionais, lamentando a indisponibilidade do ministro da Saúde para se reunir em 14 meses de mandato.

Em comunicado, o SNE diz estranhar e “lamentar o silêncio do Governo (…) mesmo depois de confrontado com duas formas de protesto com enorme impacto no desempenho do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”.

Em causa, a greve nacional dos enfermeiros, convocada pelo SNE para a próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, e a greve dos enfermeiros às horas extraordinárias, em vigor até às 00h00 de dia 25 de novembro. Citado no comunicado, o presidente do SNE fala em falta de vontade política para “corrigir as injustiças e rever as carreiras e os salários dos enfermeiros do SNS”.

“É lamentável e revelador de menosprezo que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, não tenha tido disponibilidade para se reunir com os enfermeiros em 14 meses de mandato”, lê-se no comunicado.

O SNE diz que, nas próximas semanas, irá manter os contactos semanais com os grupos parlamentares e com a Presidência da República, adiantando que aguardam resposta ao pedido de audiência urgente com Marcelo Rebelo de Sousa.

Paralelamente, pediu este sábado para se reunir com o presidente do PSD, Luís Montenegro, e com os candidatos a secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro, para “tentar perceber qual a estratégia para o SNS e para os enfermeiros nos próximos quatro anos”.

Os enfermeiros querem saber que “medidas estão previstas implementar para corrigir as situações de injustiças, baixos salários, emigração, trabalho extraordinário, exaustão, desrespeito e discriminação salarial a que os enfermeiros têm sido sujeitos nestes últimos nove anos, depois do seu contributo inexcedível nos tempos negros e muito difíceis da pandemia por COVID-19”.

“O SNE – Sindicato Nacional dos Enfermeiros mantém o apelo a todos os cidadãos para que se juntem a nós nesta defesa da saúde e na valorização dos Enfermeiros. Por um SNS com Qualidade!”, conclui.

+ notícias: País

Conheça a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal

Na noite desta segunda-feira, não houve qualquer apostador em Portugal ou no estrangeiro a arrecadar qualquer um dos primeiros prémios no concurso Eurodreams.

Segundo satélite português já foi lançado para o espaço

Portugal enviou o seu segundo satélite para o espaço, o "Aeros MH-1", a bordo de um foguetão da SpaceX, que descolou esta segunda-feira dos Estados Unidos às 14h05 (22h05 em Lisboa).