Oficial. Salário mínimo em Portugal sobe para 820€ já a partir de janeiro

Oficial. Salário mínimo em Portugal sobe para 820€ já a partir de janeiro
| Economia
Porto Canal

O salário mínimo nacional vai subir dos atuais 760 euros para 820 euros já a partir de janeiro de 2024. A atualização do valor de retribuição mínima mensal, que foi acordada em Concertação Social em outubro e aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros, consta de um decreto-lei que foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

"O presente decreto-lei vem determinar o aumento para (euro) 820 do valor da RMMG [retribuição mínima mensal garantida], com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024", é possível ler-se no documento.

Em causa está um aumento de 7,8%, ou seja 60 euros, do salário mínimo nacional, sendo o maior incremento alguma vez registado.

O Governo reitera ainda que o objetivo é que o salário mínimo suba gradualmente até atingir os 900 euros em 2026.

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.