Residência oficial do Primeiro-Ministro alvo de buscas. Chefe de gabinete de Costa detido

Residência oficial do Primeiro-Ministro alvo de buscas. Chefe de gabinete de Costa detido
| País
Porto Canal

Os negócios do lítio levaram esta terça-feira à realização de buscas em gabinetes do Governo.

O chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária já foi detido, segundo o jornal Público. Também o consultor Diogo Lacerda Machado, conhecido como "o melhor amigo" de António Costa, e o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas (PS), bem como dois executivos de empresas foram também detidos. Em causa estão os negócios do lítio e hidrogénio, avança o jornal.

As buscas estão a ser realizadas no âmbito de um processo que envolve ainda o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro e o ex-ministro João Matos Fernandes, refere a SIC Notícias.

 

Em janeiro de 2023 a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou uma investigação que remontava a 2019 e que se mantinha em segredo de justiça e sem arguidos constituídos. Sobre João Galamba e outros antigos ministros, Matos Fernandes e Siza Vieira, recaíam suspeitas de tráfico de influências e corrupção por alegados favorecimentos ao consórcio da EDP, GALP E REN, os responsáveis pela exploração do lítio e do hidrogénio.

João Galamba prestou na altura declarações ao jornal Público, revelando que nenhum dos visados havia ainda sido ouvido, o que fazia daquele um processo "absurdo e vazio".

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.