Jardim da Praça da República, no Porto, vai ser requalificado
Ana Francisca Gomes
O Jardim de Teófilo Braga, na Praça da República, no Porto, vai ser requalificado. Este será um investimento feito pela autarquia cujo orçamento rondará os 1,5 milhões de euros.
Ver esta publicação no Instagram
A intervenção irá começar em 2024 e terá uma prazo previsto de 300 dias, segundo avançou o vice-presidente do executivo.
“Este é um projeto que vem na sequência daquilo que temos feito ao longo dos últimos anos de requalificação, de recuperação de expansão de muitas das áreas verdes da cidade” começou por explicar o vereador com o pelouro do Ambiente e Transição Climática.
“A Praça da República é muito especial para a a cidade, mas está num estado de degradação muito adiantado e por isso é um bom dia para o Porto perceber que estamos a breve trecho a lançar o conurso”, frisou Filipe Araújo.
Imagem do projeto apresentada na reunião desta segunda-feira
Teresa Portela Marques, professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), explicou que vai haver mais espaço relvado e a praça vai ter novos “caminhos” delimitados por muretas de granito.
O espaço central da praça vai “manter-se relativamente largo”, as estátuas já presentes vão continuar a ser “muito acarinhadas”. Vão existir novos bancos de madeira e as muretas de granito que delimitam os novos caminhos vão servir também de bancos.