Terreno do prédio Coutinho em Viana do Castelo transferido para a autarquia

Terreno do prédio Coutinho em Viana do Castelo transferido para a autarquia
| Norte
Porto Canal

O terreno do antigo prédio Coutinho, em Viana do Castelo, vai ser o local do novo mercado municipal, anunciou o presidente da Câmara, Luís Nobre. Para tal, a sociedade Viana Polis assinou a escritura de transferência de propriedade do terreno, avança o Jornal de Notícias.

“Precisávamos desta formalidade e estão a ser dados passos [para concretização do novo mercado]. Começa a consolidar-se o próximo programa comunitário Portugal 2030 e começamos a ter as condições formais para, com segurança, sem por em risco a sustentabilidade financeira do município, avançarmos para a construção dessa infraestrutura que é necessária”, afirma o autarca citado pelo jornal.

De acordo com o relatório da proposta do Orçamento do Estado 2024, a VianaPolis terá uma dívida de 16 milhões de euros em 30 de junho deste ano, devido a empréstimos a empresas públicas.

Após a reunião quinzenal do executivo, os vereadores da oposição (PSD e CDS) questionaram sobre os custos que a extinção da sociedade trará para o município.

De acordo com o presidente da autarquia, “em nenhum momento nos vários planos, quer na negociação que estamos a ter com o Ministério do Ambiente, quer nos contactos com o Ministério das Finanças, se levantaram esses valores de dívida”, acrescentando que está a trabalhar para que o património seja cedido à Câmara, à imagem do que aconteceu com outros municípios que dissolveram as sociedades Polis. A sociedade Viana Polis é propriedade do município (40%) e do Governo (60%).

Luís Nobre refere que o município “sempre cumpriu e está a cumprir as suas obrigações”, estando a pagar uma prestação anual de “cerca de 400 mil euros”, do qual faltam quatro prestações relativas a um empréstimo.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.