Prédio Coutinho dá lugar ao novo Mercado Municipal de Viana 

Prédio Coutinho dá lugar ao novo Mercado Municipal de Viana 
CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou na passada terça-feira (25 de julho) o lançamento do concurso público internacional para a construção do novo Mercado Municipal, que nascerá no local do antigo Prédio Coutinho.

O concurso, no valor de 10 milhões e 720 mil euros, prevê tanto a construção do novo mercado como as obras nos espaços envolventes. De acordo com a proposta, a obra conta com um prazo de execução de cerca de dois anos (720 dias).

O novo Mercado Municipal será edificado no local do antigo e polémico Prédio Coutinho, que foi totalmente demolido em 2022. A desconstrução do edifício, de 13 andares, foi anunciada em junho de 2000, no âmbito do programa Polis, mas foi sendo adiada devido a sucessivos processos nos tribunais, apresentados por moradores.

Agora, o projeto do Mercado prevê um edifício com dois pisos, 28 lojas, 56 bancas de venda no interior e espaço exterior destinado a produtores locais. O local contará ainda com um parque de estacionamento, para que o novo Mercado consiga alcançar uma área de influência superior a 400 metros de distância.

Porto Canal

O novo edifício, que terá um custo estimado de 9 milhões e 70 mil euros, tem ainda como objetivos criar melhores condições ao aprovisionamento dos operadores, nomeadamente quanto ao controlo higio-sanitário e de variação de temperaturas, e o melhor tratamento e acondicionamento de resíduos.

A Câmara Municipal pretende ainda atrair novos públicos e organizar atividades que dêem mais visibilidade ao comércio local.

O autarca de Viana do Castelo considera que se trata de "um momento importante" para a cidade, dada a "relevância" da obra para a zona centro. Ao executivo, Luís Nobre, garantiu que “a equipa projetista do novo Mercado Municipal conseguiu manter-se nos valores apontados como máximo”, ainda que tendo em conta os ajustes necessários devido à inflação.

De acordo com a imprensa local, o edifício proposto recria vários aspetos do edifício do mercado municipal do final do século XIX. Assim, avança, o piso 0 funcionará como um átrio central, onde estarão os operadores tradicionais, e é também o local onde ficarão as áreas técnicas de frio para conservação de pescado.

Porto Canal

No piso superior, funcionarão as atividades ligadas a serviços e espaços culturais.

Já o Projeto dos Arranjos da Envolvente do Novo Mercado Municipal – Projeto de Execução, igualmente aprovado, conta com uma estimativa orçamental de 1 milhão e 649 mil euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.