Terreno do prédio Coutinho em Viana do Castelo transferido para a autarquia

Terreno do prédio Coutinho em Viana do Castelo transferido para a autarquia
| Norte
Porto Canal

O terreno do antigo prédio Coutinho, em Viana do Castelo, vai ser o local do novo mercado municipal, anunciou o presidente da Câmara, Luís Nobre. Para tal, a sociedade Viana Polis assinou a escritura de transferência de propriedade do terreno, avança o Jornal de Notícias.

“Precisávamos desta formalidade e estão a ser dados passos [para concretização do novo mercado]. Começa a consolidar-se o próximo programa comunitário Portugal 2030 e começamos a ter as condições formais para, com segurança, sem por em risco a sustentabilidade financeira do município, avançarmos para a construção dessa infraestrutura que é necessária”, afirma o autarca citado pelo jornal.

De acordo com o relatório da proposta do Orçamento do Estado 2024, a VianaPolis terá uma dívida de 16 milhões de euros em 30 de junho deste ano, devido a empréstimos a empresas públicas.

Após a reunião quinzenal do executivo, os vereadores da oposição (PSD e CDS) questionaram sobre os custos que a extinção da sociedade trará para o município.

De acordo com o presidente da autarquia, “em nenhum momento nos vários planos, quer na negociação que estamos a ter com o Ministério do Ambiente, quer nos contactos com o Ministério das Finanças, se levantaram esses valores de dívida”, acrescentando que está a trabalhar para que o património seja cedido à Câmara, à imagem do que aconteceu com outros municípios que dissolveram as sociedades Polis. A sociedade Viana Polis é propriedade do município (40%) e do Governo (60%).

Luís Nobre refere que o município “sempre cumpriu e está a cumprir as suas obrigações”, estando a pagar uma prestação anual de “cerca de 400 mil euros”, do qual faltam quatro prestações relativas a um empréstimo.

+ notícias: Norte

FC Porto (Feminino): Goleada na Taça AF Porto. Crónica de jogo

A equipa de futebol feminino do FC Porto venceu o Castêlo da Maia, em duelo referente à terceira jornada da fase de grupos da Taça AF Porto, e prolongou o registo de invencibilidade na competição. O hat-trick de Verónica Khudyakova (48m, 73m e 86m), o bis de Susana Rocha (11m e 38m) e os remates certeiros de Beatriz Amorim (28m), Cristina Ferreira (40m) e Carolina Brito (81m) selaram o triunfo portista por 8-1.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.