Terreno do prédio Coutinho em Viana do Castelo transferido para a autarquia

Terreno do prédio Coutinho em Viana do Castelo transferido para a autarquia
| Norte
Porto Canal

O terreno do antigo prédio Coutinho, em Viana do Castelo, vai ser o local do novo mercado municipal, anunciou o presidente da Câmara, Luís Nobre. Para tal, a sociedade Viana Polis assinou a escritura de transferência de propriedade do terreno, avança o Jornal de Notícias.

“Precisávamos desta formalidade e estão a ser dados passos [para concretização do novo mercado]. Começa a consolidar-se o próximo programa comunitário Portugal 2030 e começamos a ter as condições formais para, com segurança, sem por em risco a sustentabilidade financeira do município, avançarmos para a construção dessa infraestrutura que é necessária”, afirma o autarca citado pelo jornal.

De acordo com o relatório da proposta do Orçamento do Estado 2024, a VianaPolis terá uma dívida de 16 milhões de euros em 30 de junho deste ano, devido a empréstimos a empresas públicas.

Após a reunião quinzenal do executivo, os vereadores da oposição (PSD e CDS) questionaram sobre os custos que a extinção da sociedade trará para o município.

De acordo com o presidente da autarquia, “em nenhum momento nos vários planos, quer na negociação que estamos a ter com o Ministério do Ambiente, quer nos contactos com o Ministério das Finanças, se levantaram esses valores de dívida”, acrescentando que está a trabalhar para que o património seja cedido à Câmara, à imagem do que aconteceu com outros municípios que dissolveram as sociedades Polis. A sociedade Viana Polis é propriedade do município (40%) e do Governo (60%).

Luís Nobre refere que o município “sempre cumpriu e está a cumprir as suas obrigações”, estando a pagar uma prestação anual de “cerca de 400 mil euros”, do qual faltam quatro prestações relativas a um empréstimo.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.