Prédio de luxo construído na Zona Especial de Proteção da Ponte da Arrábida está praticamente pronto

Prédio de luxo construído na Zona Especial de Proteção da Ponte da Arrábida está praticamente pronto
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Henrique Ferreira

Está praticamente pronto o edifício de dezasseis andares construído a poucos metros da Ponte da Arrábida e cuja área está inserida na Zona Especial de Proteção. A altura e o licenciamento do prédio, construído pela imobiliária Arcada, geraram críticas da população. Apesar disso, a obra avançou e o empreendimento de luxo deverá em breve receber os primeiros moradores.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Na origem da polémica esteve o facto de a Ponte da Arrábida ser classificada como monumento nacional, o que faz com que a sua área envolvente tenha que respeitar determinadas regras urbanísticas, como, por exemplo, a cota altimétrica máxima das edificações.

A obra, que arrancou em 2018, foi alvo de uma ação do Ministério Público e esteve embargada durante um ano e três meses, tendo sido depois “absolvida” pela Câmara Municipal do Porto.

Há, no entanto, uma explicação para a obra ter avançado. Tanto o terreno, como a construção do edifício obedecem a um Pedido de Intervenção Prévia (PIP) aprovado em 2002 pelo anterior executivo municipal, liderado por Rui Rio.

Porto Canal

Construção do prédio localizado na margem do Rio Douro começou em 2018

Além disso, a própria Direção Geral do Património Cultural reconhece o direito à construção naquele local. Isto porque, apesar da Ponte da Arrábida ser monumento nacional desde 2013, o despacho que delimita a Zona Especial de Proteção (ZEP) só é publicado em Diário da República em 2019, quando a obra já tinha arrancado um ano antes.

Em setembro do ano passado, quando o Porto Canal noticiou as críticas que surgiram ao edifício, fonte da autarquia confirmou que o Plano Diretor Municipal do Porto já não permite construções deste género na área em questão. Quer isto dizer que este será o último e único edifício a entrar em conflito com o despacho que delimita a ZEP da Ponte da Arrábida.

+ notícias: Porto

Porto avança com ciclovia entre Asprela e Campanhã após projeto intermunicipal falhar

Após o projeto de ciclovia intermunicipal entre Porto e Gondomar cair por terra, o município do Porto pretende avançar com a sua parte do traçado. A via ciclável, que inicialmente ligaria o Pólo da Asprela a Baguim do Monte, deverá ser adaptada para ligar o Pólo da Asprela a Campanhã, ao longo da Rua de Currais. O projeto já foi encomendado pela GO Porto.

Câmara do Porto discute avançar com regulamento do Alojamento Local

O executivo da Câmara do Porto discute segunda-feira colocar em vigor o Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local até à entrada de um novo regulamento que o substitua.

Vladimiro Feliz renuncia ao mandato enquanto vereador do PSD na Câmara do Porto

O vereador do PSD da Câmara Municipal do Porto Vladimiro Feliz renunciou ao mandato, depois de em dezembro de 2023 ter pedido a suspensão pelo período de um ano, por impossibilidade de conciliar o cargo na vereação com a sua atividade profissional.