Prepare o guarda-chuva. Minho lidera lista dos locais mais chuvosos do mundo nos próximos dias  

Prepare o guarda-chuva. Minho lidera lista dos locais mais chuvosos do mundo nos próximos dias  
| Norte
Porto Canal

De acordo com os três principais modelos de previsão meteorológica, os próximos 10 dias serão sinónimo de muita chuva para a região do Minho com abundância ao nível dos locais mais chuvosos do mundo. A região do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a que mais precipitação irá acumular em todo o globo, segundo um dos modelos analisados. 

Prevê-se um total entre 400 a 500 litros de chuva por metro quadrado ao longo dos próximos 10 dias em toda a região, afigurando-se o interior minhoto, sobretudo Ponte da Barca, Terras de Bouro e Vieira do Minho, como os locais maisi chuvosos do planeta nos próximos dias. 

Segundo este modelo específico, apenas choverá de forma idêntica, nos próximos 10 dias, numa selva da Colômbia e no sudeste da Gronelândia – 500mm de acumulação -, a mesma que é esperada para o Parque Nacional Peneda-Gerês.

Já o modelo GFS aponta para o Minho menos de metade da previsão do modelo europeu (189l/m2). Contudo, é de sublinhar que este está mais direcionado para o continente americano e para o sudeste asiático, sendo que apenas a Colômbia (201) e alguns pontos dos Alpes (190) conseguem superar a quantidade prevista para a região nortenha.

Porto Canal

No que concerne ao modelo europeu ICON, este prevê um máximo de cerca de 350l/m2 para a região interior minhota, mas com previsão de apenas cinco dias, e não dez, como os anteriores. Assim, e segundo este modelo de previsão, o Minho, mais concretamente o Parque Nacional da Peneda-Gerês, será mesmo o local do mundo com maior acumulação de chuva nos próximos dias.

Porto Canal

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.