Prepare o guarda-chuva. Minho lidera lista dos locais mais chuvosos do mundo nos próximos dias  

Prepare o guarda-chuva. Minho lidera lista dos locais mais chuvosos do mundo nos próximos dias  
| Norte
Porto Canal

De acordo com os três principais modelos de previsão meteorológica, os próximos 10 dias serão sinónimo de muita chuva para a região do Minho com abundância ao nível dos locais mais chuvosos do mundo. A região do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a que mais precipitação irá acumular em todo o globo, segundo um dos modelos analisados. 

Prevê-se um total entre 400 a 500 litros de chuva por metro quadrado ao longo dos próximos 10 dias em toda a região, afigurando-se o interior minhoto, sobretudo Ponte da Barca, Terras de Bouro e Vieira do Minho, como os locais maisi chuvosos do planeta nos próximos dias. 

Segundo este modelo específico, apenas choverá de forma idêntica, nos próximos 10 dias, numa selva da Colômbia e no sudeste da Gronelândia – 500mm de acumulação -, a mesma que é esperada para o Parque Nacional Peneda-Gerês.

Já o modelo GFS aponta para o Minho menos de metade da previsão do modelo europeu (189l/m2). Contudo, é de sublinhar que este está mais direcionado para o continente americano e para o sudeste asiático, sendo que apenas a Colômbia (201) e alguns pontos dos Alpes (190) conseguem superar a quantidade prevista para a região nortenha.

Porto Canal

No que concerne ao modelo europeu ICON, este prevê um máximo de cerca de 350l/m2 para a região interior minhota, mas com previsão de apenas cinco dias, e não dez, como os anteriores. Assim, e segundo este modelo de previsão, o Minho, mais concretamente o Parque Nacional da Peneda-Gerês, será mesmo o local do mundo com maior acumulação de chuva nos próximos dias.

Porto Canal

+ notícias: Norte

Novo contrato da STCP mantém "estrangulamentos e problemas do serviço", considera PCP

O PCP considerou esta quarta-feira que o novo contrato de serviço público a assinar entre os municípios acionistas da Sociedade de Transporte Coletivo do Porto (STCP) e a transportadora mantém "estrangulamentos e problemas de serviço", alertando para um agravamento futuro.

Câmara de Matosinhos baixa taxa de IMI e implementa IMI Familiar para 2025

A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou esta quarta-feira a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,375% para 0,370% para 2025 e implementou o IMI Familiar com descontos que podem ir até aos 140 euros.

Competição mundial de carros de turismo de regresso a Vila Real em 2025

O Circuito Internacional de Vila Real integra o calendário de 2025 da TCR World Tour, a competição herdeira da Taça do Mundo de carros de turismo (WTCR), extinta em 2022, anunciou esta quarta-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA).