Autarcas do Alto Minho querem mais verbas para apoio dos territórios

| Norte
Porto Canal

Há mais de um ano que o Alto Minho espera pelas ajudas do Estado face aos prejuízos causados pelas cheias e inundações na região.

Na sessão de contratualização com os municípios da região Norte, que decorreu esta terça-feira, os autarcas do Alto Minho querem mais verbas do Governo para o apoio aos territórios.

O valor anunciado de cerca de 4,5 milhões de euros ficou aquém do esperado, menos três milhões do que era expectável.

Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o montante é “insuficiente e tardio” e apela a um maior apoio do Governo.

Manoel Batista diz que é tempo de ir mais longe nas ajudas ao território e sugere a criação de um novo instrumento financeiro, que não se limite ao PPR.

Na sessão de contratualização com os municípios da Região Norte, Ana Abrunhosa confirmou os contratos que asseguram mais de 11 milhões de euros para 50 municípios do Norte, visando a cobertura de danos elegíveis que totalizam 21 milhões de euros.

A ministra da Coesão Territorial propôs uma reflexão conjunta para encontrar soluções mais rápidas, reconhecendo a necessidade de agilidade diante de eventos futuros mais frequentes e severos

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.