Autarcas do Alto Minho querem mais verbas para apoio dos territórios

| Norte
Porto Canal

Há mais de um ano que o Alto Minho espera pelas ajudas do Estado face aos prejuízos causados pelas cheias e inundações na região.

Na sessão de contratualização com os municípios da região Norte, que decorreu esta terça-feira, os autarcas do Alto Minho querem mais verbas do Governo para o apoio aos territórios.

O valor anunciado de cerca de 4,5 milhões de euros ficou aquém do esperado, menos três milhões do que era expectável.

Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o montante é “insuficiente e tardio” e apela a um maior apoio do Governo.

Manoel Batista diz que é tempo de ir mais longe nas ajudas ao território e sugere a criação de um novo instrumento financeiro, que não se limite ao PPR.

Na sessão de contratualização com os municípios da Região Norte, Ana Abrunhosa confirmou os contratos que asseguram mais de 11 milhões de euros para 50 municípios do Norte, visando a cobertura de danos elegíveis que totalizam 21 milhões de euros.

A ministra da Coesão Territorial propôs uma reflexão conjunta para encontrar soluções mais rápidas, reconhecendo a necessidade de agilidade diante de eventos futuros mais frequentes e severos

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.