FC Porto (Basquetebol): “Superioridade total” frente ao Benfica

FC Porto (Basquetebol): “Superioridade total” frente ao Benfica
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol do FC Porto impôs a terceira derrota consecutiva ao Benfica. Acabados de regressar da Suécia, onde conquistaram os primeiros pontos europeus da temporada diante do campeão local, os portistas receberam e bateram os detentores do título nacional por 17 pontos (79-62) e somaram a segunda vitória noutras tantas rondas disputadas.

Os Dragões entraram de rompante, marcaram 13 pontos nos primeiros cinco minutos, sofrendo apenas cinco, e o quinteto estrangeiro lançado de início fazia por justificar a aposta. O avanço de oito transformou-se rapidamente num de 11 e a dupla Cat Barber/Charlon Kloof dava água pela barba aos encarnados, que esboçaram uma tímida resposta no segundo período.

Mas a supremacia portista estava para ficar. Ao intervalo, o marcador do Dragão Arena registava um 36-24 favorável aos da casa, o FC Porto lança mais e melhor do que o Benfica (14 tiros certeiros em 39 tentativas, contra 7 em 26) e dominava em praticamente todos os capítulos da estatística.

O terceiro até sorriu aos visitantes, que o venceram por dois e reduziram o atraso para os dez, mas o quarto foi inteiramente azul e branco. Cleveland Melvin juntou-se ao espetáculo ofensivo protagonizado pelos colegas nas posições exteriores e, em menos de cinco minutos, os comandados de Fernando Sá alcançaram um parcial de 19-4 que dizimou qualquer esperança benfiquista. A vantagem, que chegou a ser de 25, só baixou das duas dezenas no último ataque, mas o destino do clássico estava selado há muito.

“Estivemos incríveis no momento decisivo, limitámos o jogo exterior do Benfica e correu tudo muitíssimo bem. Às vezes as coisas correm melhor, outras pior, mas hoje a equipa demonstrou que merecia, pelo trabalho que tem feito e a dedicação que tem mostrado. Andamos sempre à procura de jogadores à Porto e temos aqui uma equipa à Porto. Ainda estamos muito verdinhos, lá para a frente é que vai contar, para já as sensações são boas e o trabalho das pessoas tem sido fundamental. É sempre especial estar nesta casa com estes adeptos que não nos falham e temos feito por merecer o apoio. Vamos continuar a trabalhar para eles e para o clube”, declarou Fernando Sá após o término da contenda.

Segue-se uma receção aos dinamarqueses do Bakken Bears, na terça-feira, a contar para a FIBA Europe Cup (20h00, FC Porto TV/Porto Canal)

FICHA DE JOGO
FC PORTO-BENFICA, 79-62
Liga Portuguesa de Basquetebol, 4.ª jornada
21 de outubro de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Luís Lopes, Tiago Perdigão e Frederico Maia

FC PORTO: Cat Barber (27), Charlon Kloof (16), Tanner Omlid (6), Cleveland Melvin (19) e Phil Fayne (2)
Suplentes: Miguel Maria (5), Keven Gomes, João Guerreiro, Miguel Queiroz (2), Apolo Caetano, Luís Silva e Nuno Sá (2)
Treinador: Fernando Sá

BENFICA: Aaron Broussard (2), Betinho Gomes (9), Toney Douglas (15), Terrell Carter (13) e Ivan Almeida (14)
Suplentes: Eduardo Francisco, José Silva (3), José Barbosa, Makram Romdhane (2), Diogo Gameiro, Sérgio Silva e Daniel Relvão (4)
Treinador: Norberto Alves

Ao intervalo: 36-24
Parciais: 20-14, 16-10, 14-16 e 29-22

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Liderança mantida no conforto do lar

FC Porto venceu o SC Tomar (5-0), no Dragão Arena, e continua na frente do campeonato.

FC Porto B: Tarde desinspirada no Olival. Crónica de jogo 

FC Porto B perdeu em casa com a Oliveirense (1-0) na 29.ª jornada da Liga Portugal 2. 

Miguel Oliveira termina em 11.º no GP das Américas de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi este domingo 11.º classificado no GP das Américas de MotoGP, terceira ronda do campeonato do mundo.