FC Porto (Basquetebol): Omil derreteu o gelo

FC Porto (Basquetebol): Omil derreteu o gelo
| Norte
Porto Canal

FC Porto venceu em casa do campeão sueco (71-79) com 25 pontos do extremo norte-americano

A equipa de basquetebol do FC Porto estreou-se na FIBA Europe Cup com uma excelente vitória na Suécia diante do conjunto detentor do título local. Frente aos Norrköping Dolphins, na Stadium Arena, os comandados de Fernando Sá impuseram-se por 71-79 e somaram os dois primeiros pontos no grupo que partilham com os dinamarqueses do Bakken Bears e os turcos do Manisa.

Tanner Omlid surgiu no cinco inicial e em grande plano desde cedo, a assinar os únicos cinco pontos portistas noutros tantos minutos, antes de Cat Barber marcar oito e seguir o bom exemplo do compatriota. Os suecos atiravam muito desde o perímetro, conforme previsto por Charlon Kloof na antevisão da partida, mas essa aposta tardava em revelar-se certeira.

A perderem por dois (19-17), os Dragões fizeram cinco faltas no primeiro minuto do segundo período, ficaram condicionados na defesa e viram esse atraso crescer até aos sete. Omlid não parecia importado nem tinha medo de lançar. Bem pelo contrário, conforme demonstram os cinco triplos concretizados pelo reforço ex-Sporting ao intervalo, quando os azuis e brancos já venciam 37-41.

O descanso não travou o ímpeto do FC Porto e muito menos o de Omlid, que juntou sete ressaltos aos 23 pontos em meia-hora e contribuiu decisivamente para que os forasteiros continuassem na frente (57-60). Phil Fayne também jogava bem, impunha-se na luta das tabelas e alcançava o duplo-duplo com dois desarmes de lançamento.

Os azuis e brancos venciam por dois dígitos a dois minutos do fim e o inevitável desfecho confirmou-se ao cabo dos 40 regulamentares, quando a buzina soou e garantiu o triunfo visitante, por 71-79, muito graças aos 25 pontos de Tanner Omlid, o MVP da jornada europeia.

Sábado há clássico contra o Benfica, no Dragão Arena, relativo à quarta jornada do campeonato (14h30, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

NORRKÖPING DOLPHINS-FC PORTO, 71-79
FIBA Europe Cup, Grupo E, 1.ª jornada
17 de outubro de 2023
Stadium Arena, em Norrköping (Suécia)

Árbitros: Zdenko Tomasovic (Eslováquia), Kyriacos Christou (Chipre) e Josh Bowe (Grã-Bretanha)

NORRKÖPING DOLPHINS: Tim Schuberg (10), Felix Terins (23), Marcus Tyus (5), Karl Gamble (2) e Adam Ramstedt (6)
Suplentes: Hugo Bergstrom, Viktor Bystrom, Nathan Dawit, Elias Desport, Hugo Lilja, CJ Penha (15) e Issac Vann (10)
Treinador: Mikko Riipinen

FC PORTO: Cat Barber (16), Tanner Omlid (25), Charlon Kloof (8), Cleveland Melvin (7) e Phil Fayne (16)
Suplentes: Miguel Maria (1), Luís Silva, Aaron Harrison, Nuno Sá, João Guerreiro, Miguel Queiroz, Keven Gomes (4)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 37-41
Parciais: 19-17, 18-24, 20-19 e 14-19

+ notícias: Norte

“Ato fora da lei”. Homem atravessa o Rio Douro numa corda perante desconhecimento das autoridades

Um homem foi filmado, durante a tarde deste sábado, a atravessar o Rio Douro num cabo que liga a margem de Vila Nova de Gaia ao Porto. Contactada pelo Porto Canal, a nona esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto assegurou, inicialmente, tratar-se este de um evento que decorre durante o fim-de-semana, um cenário refutado momentos depois.

Golfinho ferido com gravidade resgatado na Ria de Aveiro pela GNR

Um golfinho foi resgatado das pedras do molhe do Norte na Barra de Aveiro, no dia 9 de abril, por uma Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana.

Suspensas buscas do jovem desaparecido no mar da praia da Costa Nova 

AS buscas do jovem de 19 anos que desapareceu este domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo (Aveiro), vão ser suspensas ao final do dia, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.