Ministro garante que processo do novo aeroporto de Lisboa está a decorrer dentro dos prazos e termos previstos

Ministro garante que processo do novo aeroporto de Lisboa está a decorrer dentro dos prazos e termos previstos
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

O ministro das Infraestruturas garantiu esta quinta-feira que o processo da escolha da localização do novo aeroporto está a correr dentro dos prazos e termos previstos e que o Governo está a cumprir escrupulosamente o que acordou com PSD.

“O processo está a decorrer nos termos em que estava previsto decorrer, nos termos de uma Resolução do Conselho de Ministros e de um modo acordado com o principal partido da oposição. Está dentro dos prazos previstos”, garantiu João Galamba, que está a ser ouvido na Assembleia da República, por requerimento de caráter obrigatório do PCP.

O governante respondia a questões do deputado Filipe Melo, do Chega, que quis saber se o ministro confia na Comissão Técnica Independente (CTI), liderada por Rosário Partidário, que está a analisar as possíveis localizações para o novo aeroporto.

“O Governo criou por RCM [Resolução do Conselho de Ministros] uma CTI, cujos membros não foram escolhidos por si, mas o modo de escolher esses membros foi acordado com o principal partido da oposição, e agora o Governo está a cumprir escrupulosamente com o que acordou”, sublinhou João Galamba.

O ministro das Infraestruturas lembrou ainda que a CTI não vai escolher a localização, mas sim avaliar as opções que constam da RCM, “habilitando a decisão política futura com base nesse relatório que deve ajudar a tomada de decisão”.

Em 27 de abril, a comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo mais Portela+Alcochete, Portela+Pegões, Rio Frio+Poceirão e Pegões.

Uma resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.