António Costa admite sentir uma “relativa inveja por não ser o decisor político”

António Costa admite sentir uma “relativa inveja por não ser o decisor político”
| País
Porto Canal

A Comissão Técnica Independente (CTI) identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório esta terça-feira divulgado.

Após a apresentação do relatório, António Costa destaca a coragem da Comissão Técnica Independente e também a agradece a Luís Montenegro a forma como acordaram a constituição da CTI.

“Bem sei que o país está cansado de 50 anos de discussão deste tema. Mas partimos de dois consensos: Hoje, já ninguém discute que precisamos de aumentar a capacidade aeroportuária do atual aeroporto de Lisboa”, disse.

Costa considera que “nunca haverá qualquer solução que gere unanimidade” e “dificilmente qualquer das soluções terá mais de 20% de apoiantes” e “80% de opositores”.

O primeiro-ministro demissionário disse ainda que teve a “oportunidade de ler a versão do relatório técnico e pede a todos que ignorem o final, apesar de já o conhecerem, e tenham o prazo de ler a narrativa porque se ganha muito”. Após estas conclusão, Costa avança com vantagens e desvantagens de cada localização, afirmando que cada critério é muito importante para o decisor político.

“Temos o dever de respeitar a opinião, mas tem o dever de considerar que o fator A ou B é mais importante que o C ou o D. E em função dessa valorização a decisão política pode se alterar. Penso que percebem a minha relativa inveja por não ser eu o decisor político”, afirmou.

António Costa termina por dizer que no próximo Conselho de Ministros será aprovada a resolução que irá impor à ANA a execução imediata das obras que estão em falta no conjunto de obrigações de desenvolvimento da Portela, nomeadamente a realização das obras que resultam da cláusula 17, do pier sul, remodelação e ampliação do terminal 1 entre outras obrigações.

De recordar que a comissão técnica independente identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório esta terça-feira divulgado.

A opção que envolve o Campo de Tiro de Alcochete é identificada como a que apresenta mais vantagens, entre as duas soluções viáveis para um ‘hub’ (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental, segundo o relatório publicado na página da comissão técnica independente (CTI).

De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.

+ notícias: País

Centenas já se reúnem no recinto do santuário de Fátima para cerimónias

Centenas de peregrinos estão a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

PSP faz cerca de 500 detenções em apenas uma semana. Crimes rodoviários continuam a dominar

Durante a semana de 5 a 11 de maio, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou um total de 485 detenções em todo o país. Segundo informações da autoridade, 165 destas detenções foram relacionadas com crimes rodoviários, destacando-se 92 por condução sob efeito de álcool e 73 por falta de habilitação legal para conduzir.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".