PSP fez, pelo menos, seis disparos para imobilizar ladrões no Porto, matando um deles e ferindo outro

| Porto
Liliana Rodrigues

A Polícia Judiciária do Porto está a investigar as circunstâncias em que agentes da PSP mataram, terça-feira à noite, um homem suspeito de vários furtos a bombas de gasolina, tendo ferido um "comparsa". Duas mulheres que faziam parte do gang foram detidas no local.

Os agentes da PSP fizeram pelo menos seis disparos em direção ao grupo de ladrões que estavam a investigar por serem suspeitos de vários furtos a bombas de gasolina e de carros nas últimas semanas, no Grande Porto, e que intercetaram ao final da tarde de ontem, na zona de Campanhã.

Foram pelos menos seis disparos que atingiram mortalmente um dos alegados assaltantes e feriu outro, que foi transportado ao hospital, mas não corre risco de vida. Segundo informações recolhidas pelo Porto Canal, a Judiciária está a fazer perícias para apurar se os disparos foram efetuados por armas diferentes, pertencentes a mais que um polícia e que os resultados serão cruciais para confirmar a teste de legítima defesa dos agentes. No carro dos alegados ladrões não foram encontradas armas de fogo.

A PSP determinou de imediato a abertura de um inquérito à intervenção policial. Também o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, mandou abrir um inquérito para apurar as circunstâncias em que atuaram elementos da PSP e que vai ser dirigido pela Inspeção-Geral da Administração Interna.

As duas mulheres que estavam no veiculo, e que terão participado na onda de furtos protagonizada pelo grupo, forma detidas no local pela PSP e vão ser ouvidas em primeiro interrogatório judicial por um juiz de instrução criminal.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.