PSP fez, pelo menos, seis disparos para imobilizar ladrões no Porto, matando um deles e ferindo outro

| Porto
Liliana Rodrigues

A Polícia Judiciária do Porto está a investigar as circunstâncias em que agentes da PSP mataram, terça-feira à noite, um homem suspeito de vários furtos a bombas de gasolina, tendo ferido um "comparsa". Duas mulheres que faziam parte do gang foram detidas no local.

Os agentes da PSP fizeram pelo menos seis disparos em direção ao grupo de ladrões que estavam a investigar por serem suspeitos de vários furtos a bombas de gasolina e de carros nas últimas semanas, no Grande Porto, e que intercetaram ao final da tarde de ontem, na zona de Campanhã.

Foram pelos menos seis disparos que atingiram mortalmente um dos alegados assaltantes e feriu outro, que foi transportado ao hospital, mas não corre risco de vida. Segundo informações recolhidas pelo Porto Canal, a Judiciária está a fazer perícias para apurar se os disparos foram efetuados por armas diferentes, pertencentes a mais que um polícia e que os resultados serão cruciais para confirmar a teste de legítima defesa dos agentes. No carro dos alegados ladrões não foram encontradas armas de fogo.

A PSP determinou de imediato a abertura de um inquérito à intervenção policial. Também o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, mandou abrir um inquérito para apurar as circunstâncias em que atuaram elementos da PSP e que vai ser dirigido pela Inspeção-Geral da Administração Interna.

As duas mulheres que estavam no veiculo, e que terão participado na onda de furtos protagonizada pelo grupo, forma detidas no local pela PSP e vão ser ouvidas em primeiro interrogatório judicial por um juiz de instrução criminal.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.