Ministério da Cultura sem condições para classificar centro comercial STOP como espaço de interesse cultural

| Porto
Porto Canal

Na reunião pública do executivo da Câmara do Porto, realizada esta segunda-feira, Rui Moreira revelou que o Ministério da Cultura não tem condições para classificar o Centro Comercial STOP como espaço de interesse cultural.

Questionado por Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda, quanto à classificação do espaço que havia sido levantada na última assembleia municipal, o edil portuense afirmou que já falou com Pedro Adão e Silva sobre este tema.

“O senhor Ministro da Cultura indicou-me que não há condições por parte do Ministério para promover essa classificação”, avançou Rui Moreira, acrescentando que conversou com Pedro Adão e Silva sobre a conveniência de estabelecer contacto com o Ministério da Economia e com o secretário de Estado do Comércio e Turismo, de modo a estabelecer uma “forma de classificação diferente que abrangesse todos os centros comerciais de primeira geração”.

Segundo o presidente da autarquia, para o ministro não existem "condições por parte do Ministério da Cultura para promover essa classificação", não por falta de vontade política, mas por ser "uma impossibilidade legal".

Recorde-se que o STOP se vai manter em funcionamento por tempo indeterminado na sequência de uma providência cautelar interposta pelos proprietários à decisão da câmara de encerrar o edifício.

+ notícias: Porto

Obras vão condicionar trânsito nos túneis do Porto durante um mês

A Câmara do Porto avançou esta sexta-feira que irá realizar obras de manutenção até 10 de dezembro nos túneis da cidade, que irão obrigar a condicionamentos do trânsito com cortes totais de vias a simples estreitamentos.

Metro do Porto expropria e ocupa temporariamente espaços junto à Praça da Galiza

A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi esta sexta-feira divulgado.

Requalificação de campo de jogos em bairro do Porto será a primeira obra de Pedro Duarte

O novo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, escolheu como a sua “primeira obra” a requalificação do ringue polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, em Campanhã, que avançará "até ao Natal" no valor de 84 mil euros, foi esta sexta-feira revelado.