Ministério da Cultura sem condições para classificar centro comercial STOP como espaço de interesse cultural

| Porto
Porto Canal

Na reunião pública do executivo da Câmara do Porto, realizada esta segunda-feira, Rui Moreira revelou que o Ministério da Cultura não tem condições para classificar o Centro Comercial STOP como espaço de interesse cultural.

Questionado por Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda, quanto à classificação do espaço que havia sido levantada na última assembleia municipal, o edil portuense afirmou que já falou com Pedro Adão e Silva sobre este tema.

“O senhor Ministro da Cultura indicou-me que não há condições por parte do Ministério para promover essa classificação”, avançou Rui Moreira, acrescentando que conversou com Pedro Adão e Silva sobre a conveniência de estabelecer contacto com o Ministério da Economia e com o secretário de Estado do Comércio e Turismo, de modo a estabelecer uma “forma de classificação diferente que abrangesse todos os centros comerciais de primeira geração”.

Segundo o presidente da autarquia, para o ministro não existem "condições por parte do Ministério da Cultura para promover essa classificação", não por falta de vontade política, mas por ser "uma impossibilidade legal".

Recorde-se que o STOP se vai manter em funcionamento por tempo indeterminado na sequência de uma providência cautelar interposta pelos proprietários à decisão da câmara de encerrar o edifício.

+ notícias: Porto

Incendiado e vandalizado centro social no Porto

Um incêndio durante a madrugada de domingo no centro associativo auto-gerido Csa a Gralha, no Bonfim, perto da zona onde imigrantes foram agredidos por homens de cara tapada, está a ser investigado por suspeita de fogo posto, confirmou fonte policial.

Cooperativa Árvore no Porto assinala 500 anos de Camões com exposição

A Cooperativa Árvore, no Porto, inaugura a 23 de maio a exposição “Porque, quem não sabe arte, não na estima”, composta por quadros, esculturas e instalações, no contexto dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, anunciou esta segunda-feira.

Fiéis descontentes com construção de Igreja Matriz em Canidelo

A construção da Igreja Santo André em Canidelo, Vila Nova de Gaia, está a deixar alguns fiéis descontentes, avança esta segunda-feira, o Jornal de Notícias. Em causa está a falta de transporte e a má localização do novo local de culto que vai nascer junto ao Parque de São Paio, nas traseiras do atual Centro Paroquial, em final de 2025.