Seleção nacional prepara duelo com Eslováquia sem Guerreiro 

Seleção nacional prepara duelo com Eslováquia sem Guerreiro 
Lusa
| Desporto
Porto Canal/Agências

A seleção portuguesa começa esta segunda-feira a preparar o duelo de sexta-feira com a Eslováquia, que, em caso de vitória, garante a qualificação lusa para a fase final do Euro2024 de futebol, mas sem contar com o lesionado Raphaël Guerreiro.

O lateral, que regressava às opções do selecionador Roberto Martínez, foi dispensado devido a uma lesão muscular e vai falhar os jogos da equipa das quinas, que conta com a estreia de João Neves, do Benfica, nos convocados.

Ricardo Horta, que também faz parte da lista, falhou o jogo de sábado do Sporting de Braga (vitória 2-1 sobre o Rio Ave na I Liga) devido a problemas físicos e está em dúvida na seleção nacional.

Portugal, que lidera o Grupo J de qualificação só com vitórias em seis jornadas, tem um treino agendado para as 18h00, na Cidade do Futebol, em Oeiras. Antes, às 17h15, um jogador a designar irá falar aos jornalistas em conferência de imprensa.

Portugal defronta a Eslováquia na sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, às 19h45, e, em caso de vitória, garante automaticamente a qualificação para a fase final do próximo Europeu. Três dias depois, em 16, a seleção nacional joga na Bósnia-Herzegovina, às 19h45 (hora de Lisboa).

Após seis jornadas, a equipa lusa continua totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 18 pontos, mais cinco que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 10, seguido de Bósnia e Islândia, ambos com seis, e do Liechtenstein, ainda sem pontos.

Além de seis triunfos no mesmo número de partidas, a equipa de Roberto Martínez leva um registo de 24 golos marcados e nenhum sofrido.

Em novembro, Portugal fecha a fase de apuramento com uma deslocação ao Liechtenstein e na receção à Islândia.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.

Lista dos 25 convocados:
– Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton, Ing) e Rui Patrício (Roma, Ita).
– Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), Nélson Semedo (Wolverhampton, Ing), João Cancelo (FC Barcelona, Esp), Rúben Dias (Manchester City, Ing), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), António Silva (Benfica), Toti Gomes (Wolverhampton, Ing) e Gonçalo Inácio (Sporting).
– Médios: Palhinha (Fulham, Ing), João Neves (Benfica), Rúben Neves (Al-Hilal, Ara), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Otávio (Al Nassr, Ara) e Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra).
– Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara), Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain, Fra), João Félix (FC Barcelona, Esp), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Diogo Jota (Liverpool, Ing), Ricardo Horta (Sporting de Braga) e Pedro Neto (Wolverhampton, Ing).

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Liderança mantida no conforto do lar

FC Porto venceu o SC Tomar (5-0), no Dragão Arena, e continua na frente do campeonato.

FC Porto B: Tarde desinspirada no Olival. Crónica de jogo 

FC Porto B perdeu em casa com a Oliveirense (1-0) na 29.ª jornada da Liga Portugal 2. 

Miguel Oliveira termina em 11.º no GP das Américas de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi este domingo 11.º classificado no GP das Américas de MotoGP, terceira ronda do campeonato do mundo.