PSD de Matosinhos quer programas para promover um envelhecimento ativo

PSD de Matosinhos quer programas para promover um envelhecimento ativo
| Norte
Porto Canal/Agências

O PSD de Matosinhos quer criar um “programa de avóspedagem”, projetos de apoio para situações pós-cirurgia, aquisição de serviços ou adaptação de infraestruturas e uma linha de apoio para “promover um envelhecimento ativo, digno e justo, foi este domingo divulgado.

Em comunicado, aquela estrutura partidária, anunciou que vai apresentar na reunião do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, que decorre segunda-feira, um conjunto de 12 medidas dedicadas aos idosos do concelho.

“É necessário garantir que a população idosa viva um envelhecimento saudável com assistência social, preservando a sua autonomia e realização pessoal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, explica o PSD no texto.

Entre as medidas apresentadas, destaque para a criação de “programa avóspedagem”, que pretende “promover a convivência intergeracional, bem como combater o isolamento social da população idosa”, assegurando também “o alojamento de jovens universitários, residentes fora do concelho de Matosinhos, em habitações de seniores de Matosi­nhos, a custos reduzidos”.

A criação de comunidades seniores é outra medida que vai ser proposta: “O conceito de comunidades seniores destaca-se pela facilidade de estabelecer moradia em um local mais central que possua infraestruturas de qualidade e possibilidade de promover a sociabilidade com outros moradores, com a vantagem de criar um ambiente que facilita e promove as interações sociais, mas garante a privacidade na unidade de habitação individual”, explica o texto.

Os sociais-democratas vão também propor a construção de lares e centros de dia de centro de dia para idosos com problemas psiquiátricos e instalações para estadias curtas pós-cirurgias em lares.

No pacote de medidas são também propostos programas de apoios financeiro para aquisição de medicamentos, aquisição de bens e serviços ao domicílio e para a adaptação de infraestruturas.

A disponibilização de produtos a munícipes, em articulação com entidades do concelho, equipamentos, designadamente cadeira de rodas e andarilhos, a título de empréstimo, a munícipes com parcos recursos económicos é outra das propostas do PSD de Matosinhos, assim como a criação de um programa de voluntariado sénior.

Os vereadores do PSD vão igualmente propor a criação de uma linha de apoio telefónico ao cidadão sénior “para suporte de apoio psicológica, apoio de serviços a situações urgentes de cariz social e obtenção de informações sobre diferentes áreas, desde a ação social, projetos, equipamentos de apoio existentes no concelho, habitação, atividades de lazer, entre outras”.

Por fim, o PSD vai propor que seja feito um inquérito municipal a idosos a realizar de dois em dois anos para que seja feito o diagnóstico às pessoas com mais de 65 anos, que beneficiem de apoio domiciliário ou que estejam em lares de terceira idade no município de Matosinhos.

O executivo da Câmara Municipal de Matosinhos é composto por sete vereadores do PS, dois do PSD, um da CDU e um independente.

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.