Urgência do Hospital da Póvoa de Varzim-Vila do Conde com constrangimentos no fim-de-semana

| Norte
Porto Canal

O serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai sofrer constrangimentos de funcionamento no fim-de-semana de 7 e 8 de outubro. A informação foi avançada ao Porto Canal através de um comunicado do Gabinete de Comunicação e Imagem da unidade hospitalar.

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde é constituído por duas unidades, uma em cada concelho, mas é na unidade da Póvoa de Varzim que se localiza o serviço de urgências, que serve os habitantes dos dois municípios.

"A Urgência Externa de Cirurgia Geral e Medicina Interna do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai estar encerrada durante 48 horas (08h00 de sábado, 7 outubro, até às 08h00 de segunda-feira, 9 de outubro), mantendo-se em funções a Urgência Interna das 2 especialidades", pode ser lido no comunicado.

O documento esclarece que "a situação deriva de dificuldades na constituição de equipas médicas, de Medicina Interna e de Cirurgia Geral", mantendo-se em pleno funcionamento "as Urgências Externas de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia". Uma situação que se multiplica por todo o país, por conta das escusas dos médicos às horas extraordinárias.

Os utentes estão preocupados e refletem nas opções que lhes restam, como o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou recorrer ao privado.

O comunicado do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde refere-se apenas a este fim de semana, mas a Federação Nacional de Médicos adianta que o conselho de administração vai avaliar a situação semanalmente.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.