Urgência do Hospital da Póvoa de Varzim-Vila do Conde com constrangimentos no fim-de-semana

| Norte
Porto Canal

O serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai sofrer constrangimentos de funcionamento no fim-de-semana de 7 e 8 de outubro. A informação foi avançada ao Porto Canal através de um comunicado do Gabinete de Comunicação e Imagem da unidade hospitalar.

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde é constituído por duas unidades, uma em cada concelho, mas é na unidade da Póvoa de Varzim que se localiza o serviço de urgências, que serve os habitantes dos dois municípios.

"A Urgência Externa de Cirurgia Geral e Medicina Interna do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai estar encerrada durante 48 horas (08h00 de sábado, 7 outubro, até às 08h00 de segunda-feira, 9 de outubro), mantendo-se em funções a Urgência Interna das 2 especialidades", pode ser lido no comunicado.

O documento esclarece que "a situação deriva de dificuldades na constituição de equipas médicas, de Medicina Interna e de Cirurgia Geral", mantendo-se em pleno funcionamento "as Urgências Externas de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia". Uma situação que se multiplica por todo o país, por conta das escusas dos médicos às horas extraordinárias.

Os utentes estão preocupados e refletem nas opções que lhes restam, como o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou recorrer ao privado.

O comunicado do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde refere-se apenas a este fim de semana, mas a Federação Nacional de Médicos adianta que o conselho de administração vai avaliar a situação semanalmente.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.