Zelensky fará visita bilateral a Portugal, garante Marcelo Rebelo de Sousa

Zelensky fará visita bilateral a Portugal, garante Marcelo Rebelo de Sousa
| País
Porto Canal/Agências

O Presidente da República afirmou esta quinta-feira que o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, fará uma visita bilateral a Portugal sem adiantar, contudo, a data em que tal acontecerá.

“Sei que estamos a falar para ele vir, não desta vez [Zelensky esteve esta quinta-feira em Granada, Espanha], ele tinha que regressar à Ucrânia, estava poucas horas [em Espanha], não ficava sequer para amanhã [sexta-feira] em Granada”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas à chegada ao jantar que dá início à 18.ª reunião informal do Grupo de Arraiolos que se realiza, entre esta quinta-feira e sexta-feira, no Porto.

E acrescentou: “Portanto, achou-se preferível haver uma visita bilateral a Portugal”.

Durante esta quinta-feira à tarde, a Presidência da República Portuguesa tinha anunciado que o Presidente da Ucrânia tinha aceitado um convite de Marcelo Rebelo de Sousa para visitar Portugal e que as respetivas equipas ainda estavam "a trabalhar na data” para a concretizar.

“O Presidente ucraniano aceitou o convite do Presidente da República para visitar Portugal”, referiu um comunicado divulgado na página oficial da Presidência da República na Internet.

De acordo com a mesma nota, a deslocação de Zelensky a Granada para participar na Cimeira da Comunidade Política Europeia foi decidida “no último momento”, por isso, a visita vai ser “muito curta”, inviabilizando uma eventual visita a Portugal neste momento.

No início da semana vários órgãos de comunicação social portugueses anunciaram uma possível deslocação de Volodymyr Zelensky a Portugal, na sexta-feira, que, entretanto, teria ficado sem efeito.

+ notícias: País

Vítor Matos sobre as duas estrelas Michelin: "Não é só um prémio, é uma responsabilidade"

A surpresa e a emoção de alcançar duas estrelas Michelin dominavam os sentimentos do chef Vítor Matos, do Antiqvvm (Porto), que não escondeu a sua desilusão por nenhum restaurante ter conseguido obter a terceira estrela.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.