Diabéticos têm dificuldades em encontrar medicamentos nas farmácias 

Diabéticos têm dificuldades em encontrar medicamentos nas farmácias 
| País
Porto Canal

Segundo avança o Jornal de Notícias, esta quarta-feira, existem diabéticos que não conseguem descobrir nas farmácias medicamentos que tenham as substâncias ativas dulaglutido – vendido como Trulicity - e semaglutido – vendido como Osempic -, que são usados para o tratamento da diabetes, mas também para a perda de peso.

Questionado pelo mesmo jornal, o Infarmed assegurou que os “medicamentos não estão notificados pelos laboratórios como estando em rutura”.

Já o presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, João Jácome de Castro, realça à mesma fonte que “tem havido uma enorme procura internacional por estes medicamentos”, uma vez que “são eficazes e seguros no controlo de diabetes” e porque, “especialmente o liraglutido e o semaglutido” contêm “estudos muitíssimo importantes na área de perda de peso”.

Contudo, a Sociedade ressalva que, em situações de escassez, “deve ser dada prioridade às pessoas que têm diabetes e às que já estão a fazer terapêutica com eles”.

João Jácome de Castro lembra ao JN que “não tem havido capacidade de resposta para repor no mercado as quantidades que são procuradas”.

Também o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal garantiu ao mesmo jornal ter pedido uma reunião em janeiro com o Infarmed, de forma a “tentar encontrar soluções”, para os obstáculos sentidos pelos diabéticos na obtenção dos medicamentos com as substâncias dulaglutido e semaglutido. De acordo com José Manuel Boavida, este problema tem sido verificado em outros países. “Estamos a aguardar uma reunião com o Infarmed para tentarmos encontrar soluções que não permitam que esta situação se mantenha”, sublinhou.

+ notícias: País

Vítor Matos sobre as duas estrelas Michelin: "Não é só um prémio, é uma responsabilidade"

A surpresa e a emoção de alcançar duas estrelas Michelin dominavam os sentimentos do chef Vítor Matos, do Antiqvvm (Porto), que não escondeu a sua desilusão por nenhum restaurante ter conseguido obter a terceira estrela.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.