Trânsito na VCI provoca demoras de cerca de 10 minutos a veículos de emergência médica

Trânsito na VCI provoca demoras de cerca de 10 minutos a veículos de emergência médica
| Norte
Porto Canal

Os veículos de emergência médica estão a sofrer atrasos de cerca de dez minutos nos percursos mais longos devido ao elevado tráfego e constrangimentos de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, que se verificam principalmente nas horas de ponta.

A notícia é avançada pela Renascença de acordo com o alerta deixado pelo presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar. Rui Lázaro diz que “tem-se verificado com o acréscimo de trânsito e de tráfego, principalmente nas zonas de ponta alguma demora, quer na deslocação dos meios de emergência para as demais ocorrências, mas como também depois nos trajetos para as unidades hospitalares”.

À Renascença, Rui Lázaro avança que “seguramente” os atrasos devem rondar os 10 minutos e considera ainda que esta situação pode fazer diferença no socorro a doentes urgentes.

A VCI continua a ser um dos principais problemas da cidade do Porto. A ligação desta via com a A3 representa um bloqueio constante daquele troço, que é um dos pontos mais críticos de todo o traçado, reconhece o autarca portuense.

“Há um tráfego e fluxo crescentes na VCI. Fluxos, alguns, gerados pela cidade – mercadorias e pessoas que entram na cidade e que circulam entre pontos da cidade, e depois há um problema que nos preocupa muito mais, que é o facto de haver um atravessamento, norte-sul e sul-norte, de automóveis e veículos de mercadorias, que a nosso ver não deviam passar pelo espaço urbano”, sublinha Rui Moreira em entrevista exclusiva ao Porto Canal, reforçando que o crescimento do trânsito na VCI está a transformá-la “numa trombose da cidade, sendo que toda a capilaridade do Porto fica afetada por isso”.

Perante este cenário, Rui Moreira destaca a intenção da autarquia para promover alterações de fundo e tece críticas aos restantes municípios envolvidos.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.