11 contra 11, Benfica não vence FC Porto há quase 5 anos
Porto Canal
O FC Porto cedeu a primeira derrota da presente edição da Liga, na noite desta sexta-feira, no Estádio da Luz. O jogo ficou manchado pela expulsão de Fábio Cardoso aos 19 minutos, por decisão do árbitro João Pinheiro e confirmação do VAR Artur Soares Dias. Esta é a sexta expulsão em prejuízo dos Dragões nos últimos dez jogos entre as duas equipas e há quase 5 anos que o clube da Luz não vence o FC Porto contra 11.
Fábio Cardoso viu cartão vermelho direto na sequência de um corte considerado “limpo” pelo analista de arbitragem do Porto Canal e antigo árbitro Carlos Duarte: “as imagens permitem ver que o corte de Fábio Cardoso é limpo.”
As imagens correram o mundo e provocaram choque entre analistas e comentadores. Também a intenção do VAR Artur Soares Dias , de expulsar David Carmo por falta aos 34 minutos, indicação não confirmada por João Pinheiro após a visualização das imagens, suscitou surpresa.
A expulsão de Fábio Cardoso é já a sexta para os Dragões, contando os últimos dez jogos a oporem FC Porto e Benfica.
Nos últimos doze jogos entre Dragões e águias, o Benfica apenas venceu três e todos eles incluíram expulsões de jogadores portistas. Ao todos, dos 270 minutos jogados nesses três jogos, o FC Porto jogou cerca de 140 minutos em inferioridade numérica.
Remonta a 2 de março de 2019 o último jogo que o Benfica venceu ao FC Porto sem que algum jogador dos Dragões tenha acabado expulso. Feitas as coisas, é preciso recuar quase 5 anos.