Luís Filipe Menezes poderá vir a ser candidato à Câmara de Gaia

| Norte
Porto Canal

Filipe Menezes não afasta uma candidatura à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Questionado sobre se estará na corrida às próximas eleições autárquicas, o social-democrata diz que “o futuro o dirá” e, embora tenha dito que não pondera, para já, uma candidatura diz que “o sempre e o nunca são palavras malditas”.

Luís Filipe Menezes tem estado afastado da vida política ativa, desde que deixou a presidência da autarquia de Gaia e depois da candidatura, em 2013, ao município do Porto e à renúncia ao cargo de vereador. Ainda assim, o regresso do ex-autarca à vida política é um desejo de sociais-democratas e cidadãos independentes, que estão descontentes com a governação de Eduardo Vítor Rodrigues.

Na reta final do último mandato, Eduardo Vítor Rodrigues está a dois anos de abandonar o gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. O Partido Socialista começa assim a discutir os primeiros nomes para uma candidatura às autárquicas de 2025.

O nome mais comentado é o de Miguel Lemos Rodrigues. Fonte próxima do presidente do Conselho de Administração das Águas de Gaia, assegura que Lemos tem vontade e disponibilidade de suceder Eduardo Vítor Rodrigues, desde que venha a receber o aval do incumbente, e o Porto Canal sabe que a candidatura à concelhia do partido é praticamente certa.

Outro nome apontado por dirigentes locais do partido ao Porto Canal é o do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia. Presença assídua em eventos e iniciativas em Gaia – esteve, inclusive, esta sexta-feira, no Dia Europeu sem Carros –, e com passado na vida política e social gaiense, o nome do membro do governo vai ganhando cada vez mais força.

Ao Porto Canal, Valentim Miranda, vereador com o pelouro do ambiente urbano e espaço público, confirma que as autárquicas de 2025 foram tema em cima da mesa. Um autarca socialista apontou-o mesmo como a solução mais clara para o cargo.

Contactado pelo Porto Canal, João Paulo Correia desmente e garante que a hipótese não passa de opiniões de militantes. O Secretário de Estado do Desporto e da Juventude assegura estar focado no exercício da atividade governativa e não se posiciona, por enquanto, em relação às eleições partidárias.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.