Sushi de francesinha: inovação ou apropriação cultural?
Porto Canal
A francesinha, famosa além-fronteiras e reconhecida como um dos pratos mais emblemáticos da cidade Porto (protagonismo que é também reclamado por outras cidades do norte do país), vive agora um novo capítulo numa história que conta já com 75 anos. Um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais apresenta aos internautas uma nova versão daquela que foi considerada uma das melhores "sandwiches" do mundo, uma influência oriental que junta o 'ex-libris' da gastronomia portuense com um dos mais cobiçados e apetecíveis pratos japoneses: sushi.
🇵🇹 | Sushi de francesinha pode ser a nova moda em Portugal. 👉 Comias? pic.twitter.com/5p1gk2PkLv
— tafixe (@tafixe) September 20, 2023
O vídeo, que teve a sua origem no Tik Tok mas rapidamente se alastrou por todas as redes sociais, conta já com milhares de visualizações. A pergunta foi simples e direta: "Sushi de francesinha pode ser a nova moda em Portugal?"
As respostas dos internatuas não se fizeram esperar, com comentários que vão de "Nojo e apropriação cultural" a "Parece delicioso, onde podemos comer?". Apesar das opiniões bastantes díspares, certo é que a nova tendência não passou despercebida aos portugueses. Chefe Jamon, uma referência nas redes sociais pelos seus comentários, vídeos e partilhas gastronómicas, já se pronunciou sobre esta nova moda:
Sushizinha ™ pic.twitter.com/gwWzd2VDhc
— Chefe Jamon (@ChefeJamon) September 20, 2023
Caminhos da História: Joel Cleto fala-nos da origem da Francesinha
No início do ano, no programa “Caminhos da História” do Porto Canal, Joel Cleto falou-nos da origem da francesinha, uma iguaria prestes a completar 75 anos, tão típica da ‘Invicta’ que já se tornou um património gastronómico e identitário da cidade.