Sushi de francesinha: inovação ou apropriação cultural?

Sushi de francesinha: inovação ou apropriação cultural?
| Norte
Porto Canal

A francesinha, famosa além-fronteiras e reconhecida como um dos pratos mais emblemáticos da cidade Porto (protagonismo que é também reclamado por outras cidades do norte do país), vive agora um novo capítulo numa história que conta já com 75 anos. Um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais apresenta aos internautas uma nova versão daquela que foi considerada uma das melhores "sandwiches" do mundo, uma influência oriental que junta o 'ex-libris' da gastronomia portuense com um dos mais cobiçados e apetecíveis pratos japoneses: sushi.

O vídeo, que teve a sua origem no Tik Tok mas rapidamente se alastrou por todas as redes sociais, conta já com milhares de visualizações. A pergunta foi simples e direta: "Sushi de francesinha pode ser a nova moda em Portugal?"

As respostas dos internatuas não se fizeram esperar, com comentários que vão de "Nojo e apropriação cultural" a "Parece delicioso, onde podemos comer?". Apesar das opiniões bastantes díspares, certo é que a nova tendência não passou despercebida aos portugueses. Chefe Jamon, uma referência nas redes sociais pelos seus comentários, vídeos e partilhas gastronómicas, já se pronunciou sobre esta nova moda:

 

Caminhos da História: Joel Cleto fala-nos da origem da Francesinha

No início do ano, no programa “Caminhos da História” do Porto Canal, Joel Cleto falou-nos da origem da francesinha, uma iguaria prestes a completar 75 anos, tão típica da ‘Invicta’ que já se tornou um património gastronómico e identitário da cidade.

+ notícias: Norte

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

Mais de 50 mil famílias do Alto Minho com fibra ótica até final de junho

Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração, foi esta terça-feira divulgado.