FC Porto (Sub-19): “Jogamos todos os jogos para ganhar”, garante Nuno Capucho
Porto Canal
Tal como a equipa principal, também os mais novos arrancam na próxima terça-feira a temporada europeia. No Edmund Plambeck Stadion, nos arredores de Hamburgo (Alemanha), os jovens portistas vão defrontar o Shakhtar Donetsk (12h00, Porto Canal/FC Porto TV) na primeira jornada do grupo H da Youth League. O árbitro será Jamie Robinson, da Irlanda do Norte.
“Com uma nova geração de jogadores”, Nuno Capucho acredita que os azuis e brancos estão preparados para entrar numa “montra em que vão mostrar a qualidade da formação do FC Porto”. Jogar “para ganhar” é obrigatório, tese que Jorge Meireles e André Oliveira partilham. O avançado lembrou que “todos os jogos serão difíceis nesta competição” e, que, por isso, é preciso entrar em campo “de forma séria, a respeitar sempre o adversário para trazer os três pontos”, enquanto o médio destacou que é preciso “jogar para o clube e para a equipa” de forma a que “o individual” saia “sempre valorizado”.
Nuno Capucho
“Este é um ano novo, com uma nova geração de jogadores. Vai ser uma experiência muito boa para a carreira deles porque é uma competição completamente diferente, é uma montra para eles mostrarem a qualidade da formação do FC Porto. Pelo que vimos do Shakhtar, têm jogadores tecnicamente bons, vão criar-nos dificuldades, mas o mais importante é termos um coletivo forte para que todos demonstrem a qualidade que têm. Vamos dar uma imagem de um FC Porto com jogadores de qualidade. Jogamos todos os jogos para ganhar. Vamos defrontar três equipas diferentes de países distintos e queremos mostrar a qualidade da formação portuguesa. Criamos bons talentos, temos demonstrado a nível internacional que conseguimos colocar jogadores em qualquer campeonato. O mais importante agora é demonstrarmos que queremos ganhar e conquistar os três pontos. Todos vão ter a oportunidade para jogar e não podem largá-las, mas só podem fazer isso se estiverem preparados, se diariamente no treino derem tudo. Se não colocarmos dedicação no nosso talento, começa a fugir-nos. Eles têm de perceber que é preciso demonstrarem em todos os momentos aquilo que são como jogadores.”
Jorge Meireles
“Trago responsabilidade. Venho para ajudar a equipa, que é o mais importante. Temos como objetivo ganhar. Tento trazer os meus valores porque já estive em fases mais avançadas, sei o que vivi e vou tentar transmitir isso aos mais novos. Não só esta ronda, mas todos os jogos serão difíceis nesta competição. Temos de encarar o jogo de forma séria, respeitar sempre o adversário e trazer os três pontos. Tem havido sempre boas gerações, isso é importante, mas estamos a habituar-nos ainda nesta primeira semana de trabalho. Vamos focar-nos para ir lá e ganhar o jogo.”
André Oliveira
“O objetivo é muito claro: no FC Porto, queremos sempre ganhar. Jogar fora nesta competição é sempre complicado, mas o objetivo é trazer os três pontos. O mais importante, não só nesta competição, mas em todas, é tentarmos jogar como sabemos. É uma competição importante, não escondemos isso, por isso queremos jogar para o clube, para a equipa e o individual sai sempre valorizado assim.”