Benfica suspende conta no Novo Banco aberta durante presidência de Luís Filipe Vieira
Porto Canal
A Benfica SAD liquidou, em junho de 2023, a totalidade da linha de crédito que detinha junto do Novo Banco, a qual à data ascendia a 17 milhões de euros.
A notícia é avançada, esta quinta-feira, pelo Correio da Manhã, que adianta que a informação consta do relatório e contas relativo à temporada anterior e que significa a suspensão da conta criada durante os tempos em que Luís Filipe Vieira era presidente do clube.
De acordo com a mesma fonte, a linha de crédito em causa foi criada na época 2008/09 e renegociada em 2017, ano em que as 'Águias' abateram 110 milhões de euros de dívida bancária - 70 milhões em exclusivo no Novo Banco e 40 milhões divididos entre a instituição liderada por Mark Bourke e o Millennium BCP.
Recorde-se que foi também em 2017 que o ex-presidente do clube da Luz renegociou a dívida do seu grupo empresarial, com perdas para o Novo Banco superiores a 225 milhões de euros.
Luís Filipe Vieira foi detido a 7 de julho de 2021, durante a investigação Cartão Vermelho. Indiciado por abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, fraude fiscal e abuso de informação, o ex-presidente é acusado pelo Ministério Público de "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades.
