Federação Iraniana condena palavras de Carlos Xavier sobre Taremi
Porto Canal
A Federação Iraniana de Futebol reagiu, em comunicado, às palavras de Carlos Xavier sobre Taremi.
O antigo futebolista referiu-se ao avançado iraniano como o "muçulmano", na Sporting TV, e criticou a prestação do portista frente ao Arouca, na passada sexta-feira.
"É surpreendente e lamentável que estas declarações racistas tenham sido feitas contra um jogador empenhado e leal, por uma pessoa que é, ela própria, membro da família do futebol mundial. Os membros da seleção nacional iraniana condenam e enfatizam estas declarações vergonhosas", pode ler-se no comunicado.
A Federação Iraniana defende ainda que "a linguagem internacional do futebol é a linguagem da bondade", e acredita que as palavras do ex-jogador do Sporting serão rejeitadas não só pelos iranianos, mas também por todos os membros "da grande família do futebol em todo o mundo", acrescenta.
As declarações em questão foram proferidas num espaço de comentário da Sporting TV em que era analisado um comunicado da Sporting SAD “em nome da urgência de ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português”. “Dá dois amarelos ao muçulmano que quando veio para Portugal não sabia nadar e até já sabe mergulhar, isso é impressionante”, comentou Carlos Xavier.
O Sporting CP foi contacto pelo Porto Canal, não tendo ainda reagido.