Metrobus de Gaia incendeia redes sociais mas utentes gostam do serviço

Metrobus de Gaia incendeia redes sociais mas utentes gostam do serviço
| Norte
Maria Abrantes

O novo sistema de transporte público entrou em vigor no dia 1 de setembro e praticamente com uma semana de utilização já existem considerações a fazer sobre o novo modelo de transporte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Por um lado, nas redes sociais, as vozes críticas levantam a questão das dimensões das viaturas designadas, bem diferentes dos veículos comummente utilizados como metrobus. Surgem ainda críticas dirigidas à promotora do novo meio de transporte, a Câmara Municipal de Gaia, acusando a autarquia de uma jogada de marketing, tentando camuflar uma carreira regular como uma faixa de Bus.

Por outro lado, contudo, a opinião de quem tem utilizado diariamente o veículo é bem diferente. De u modo geral, os utilizadores mostram-se satisfeitos com o novo metrobus, não só pela rapidez, como pela praticidade do mesmo. Consideram inclusive que vem melhorar a mobilidade na cidade de Gaia.

O metrobus, que tem um frequência de 30 minutos e de 10 minutos em horas de ponta, liga a Avenida da República, junto à estação D. João II, até aos Arcos do Sardão, na zona da Baiza.

De momento, são cerca de 30 mil as pessoas abrangidas pela zona de atuação do metrobus. Contudo, o Município de Gaia espera estender o serviço a mais pessoas, com uma segunda fase do projeto até Avintes.

Para estimular o uso deste transporte público, até ao final do ano as viagens no metrobus são gratuitas. A partir daí, entrará em vigor o sistema de bilhética Andante.

+ notícias: Norte

UNIR reforça rede em Gaia com quatro novas linhas

A rede de autocarros Unir, que serve a Área Metropolitana do Porto (AMP), terá quatro novas redes em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira, havendo ainda mudanças noutras duas, divulgou esta sexta-feira o município à Lusa.

Preventiva para dois homens detidos por assalto a residências em Vila Real

Os dois homens detidos na quarta-feira pela suspeita de assaltos a residências em Vila Real vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, disse esta sexta-feira fonte da PSP.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.