Metrobus já arrancou em Gaia 

| Norte
Porto Canal

O metrobus já arrancou em Vila Nova de Gaia. Com serviços de 10 em 10 minutos, o novo transporte pretende melhorar a mobilidade e reduzir as emissões de carbono.

Vila Nova de Gaia tem, assim, a partir de agora um novo sistema de transporte público. Através da EN 222, o metrobus liga a Avenida da República, junto à estação D. João II, até aos Arcos do Sardão, na zona da Baiza.

No primeiro dia de funcionamento, foram já muitos os habitantes a estrear o serviço.

Para já, estão no terreno dois autocarros movidos a biodiesel que efetuam serviço de 10 em 10 minutos durante a semana, e que vão funcionar também aos fins de semana e feriados, mas com menor frequência.

No futuro, o objetivo é passar para autocarros 100% elétricos ou movidos a hidrogénio.

De momento, são cerca de 30 mil as pessoas abrangidas pela zona de atuação do metrobus. Contudo, o Município de Gaia espera estender o serviço a mais pessoas, com uma segunda fase do projeto até Avintes.

Para estimular o uso deste transporte público, até ao final do ano as viagens no metrobus são gratuitas. A partir daí, entrará em vigor o sistema de bilhética Andante.

+ notícias: Norte

Associação questiona Governo sobre linha de alta velocidade por Trás-os-Montes

A Associação Vale d’Ouro pediu esclarecimentos ao Governo sobre a linha ferroviária de alta velocidade de Trás-os-Montes, depois da União Europeia ter classificado este projeto como sendo de “interesse comum” para Portugal e Espanha.

58 praias do Norte classificadas com "Qualidade de Ouro" pela Quercus

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com “Qualidade de Ouro”, menos 38 do que na época balnear de 2023, com as regiões Tejo/Oeste e Norte a registar a maior subida, com 74 e 71, respetivamente.

Acidente na A32 provocou um ferido grave. Circulação esteve cortada mais de uma hora

A circulação na Autoestrada 32 (A32), no sentido sul/norte em Pedroso, Vila Nova de Gaia, foi restabelecida pelas 20h15 desta quinta-feira, depois do corte devido a um acidente com um ferido grave, adiantou à Lusa fonte da proteção civil.