Metrobus já arrancou em Gaia 

| Norte
Porto Canal

O metrobus já arrancou em Vila Nova de Gaia. Com serviços de 10 em 10 minutos, o novo transporte pretende melhorar a mobilidade e reduzir as emissões de carbono.

Vila Nova de Gaia tem, assim, a partir de agora um novo sistema de transporte público. Através da EN 222, o metrobus liga a Avenida da República, junto à estação D. João II, até aos Arcos do Sardão, na zona da Baiza.

No primeiro dia de funcionamento, foram já muitos os habitantes a estrear o serviço.

Para já, estão no terreno dois autocarros movidos a biodiesel que efetuam serviço de 10 em 10 minutos durante a semana, e que vão funcionar também aos fins de semana e feriados, mas com menor frequência.

No futuro, o objetivo é passar para autocarros 100% elétricos ou movidos a hidrogénio.

De momento, são cerca de 30 mil as pessoas abrangidas pela zona de atuação do metrobus. Contudo, o Município de Gaia espera estender o serviço a mais pessoas, com uma segunda fase do projeto até Avintes.

Para estimular o uso deste transporte público, até ao final do ano as viagens no metrobus são gratuitas. A partir daí, entrará em vigor o sistema de bilhética Andante.

+ notícias: Norte

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

Fogo em Oliveira de Azeméis obriga a evacuar hotel por precaução

Um incêndio na zona de Oliveira de Azeméis está a ser combatido esta noite por cerca de 300 bombeiros, auxiliados com quase uma centena de veículos, tendo sido evacuado um hotel, devido ao fumo.

Incêndios. Alerta vermelho para Norte na segunda e terça-feira

As regiões a norte do rio Tejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse este sábado a Proteção Civil.