Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa

Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa
| Porto
Henrique Ferreira

A Metro do Porto garante que "já incorporou as recomendações" do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) na empreitada de construção da nova linha rosa. 

O relatório, que foi tornado público esta quarta-feira, mostra que as obras do metro agravaram o impacto das inundações do dia 7 de janeiro. 

Ao Porto Canal, fonte oficial da empresa diz que as recomendações do LNEC já estão a ser seguidas "tendo como prioridade absoluta e inegociável a segurança na execução dos seus projetos". 

A Metro do Porto lembra ainda que este documento foi realizado por uma "entidade nacional de referência em matéria de engenharia civil". 

O relatório do LNEC, a que o Porto Canal já teve acesso, recomenda que "seja melhorada a consideração da água tanto no espaço urbano como na rede de drenagem" e que seja "reforçada a integração dessa preocupação na atuação diária da Metro do Porto, durante todo o período de obra". 

O documento concluiu que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada da nova linha rosa foram fatores decisivos para o impacto das cheias. 

Segundo o mesmo documento, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento.

+ notícias: Porto

Pedro Duarte diz que quer "revisitar" programa Porto Feliz avançado no mandato de Rui Rio

Em entrevista ao jornal Expresso, o candidato do PSD a presidente da Câmara do Porto e ainda ministro dos Assuntos Parlamentares disse que Rui Rio "é uma fonte de inspiração em muitas áreas" e que pretende "revisitar" o programa Porto Feliz, destinado a combater a exclusão social e que incidiu principaalmente sobre os arrumadores no Porto.

Empresas de 'tuk-tuks' avançam com queixa-crime contra presidente da Câmara do Porto

Dez empresários de ‘tuk-tuks’ apresentaram esta sexta-feira ao Ministério Público uma queixa-crime contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, por alegada violação de decisões judiciais e favorecimento a cinco empresas do setor no concurso lançado no ano passado.

Colisão entre dois carros e dois camiões provoca um ferido na A20, no Porto

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta sexta-feira, após o choque entre dois veículos ligeiros de passageiros e dois veículos pesados de mercadorias, na A20, no sentido Freixo-Arrábida, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Porto.