Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa
Henrique Ferreira
A Metro do Porto garante que "já incorporou as recomendações" do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) na empreitada de construção da nova linha rosa.
O relatório, que foi tornado público esta quarta-feira, mostra que as obras do metro agravaram o impacto das inundações do dia 7 de janeiro.
Ao Porto Canal, fonte oficial da empresa diz que as recomendações do LNEC já estão a ser seguidas "tendo como prioridade absoluta e inegociável a segurança na execução dos seus projetos".
A Metro do Porto lembra ainda que este documento foi realizado por uma "entidade nacional de referência em matéria de engenharia civil".
O relatório do LNEC, a que o Porto Canal já teve acesso, recomenda que "seja melhorada a consideração da água tanto no espaço urbano como na rede de drenagem" e que seja "reforçada a integração dessa preocupação na atuação diária da Metro do Porto, durante todo o período de obra".
O documento concluiu que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada da nova linha rosa foram fatores decisivos para o impacto das cheias.
Segundo o mesmo documento, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento.