Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa

Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa
| Porto
Henrique Ferreira

A Metro do Porto garante que "já incorporou as recomendações" do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) na empreitada de construção da nova linha rosa. 

O relatório, que foi tornado público esta quarta-feira, mostra que as obras do metro agravaram o impacto das inundações do dia 7 de janeiro. 

Ao Porto Canal, fonte oficial da empresa diz que as recomendações do LNEC já estão a ser seguidas "tendo como prioridade absoluta e inegociável a segurança na execução dos seus projetos". 

A Metro do Porto lembra ainda que este documento foi realizado por uma "entidade nacional de referência em matéria de engenharia civil". 

O relatório do LNEC, a que o Porto Canal já teve acesso, recomenda que "seja melhorada a consideração da água tanto no espaço urbano como na rede de drenagem" e que seja "reforçada a integração dessa preocupação na atuação diária da Metro do Porto, durante todo o período de obra". 

O documento concluiu que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada da nova linha rosa foram fatores decisivos para o impacto das cheias. 

Segundo o mesmo documento, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.

Homem procurado internacionalmente foi detido enquanto esperava para ser atendido na AIMA do Porto

A PSP deteve nas instalações da AIMA do Porto um homem de 33 anos procurado internacionalmente pelas autoridades espanholas para cumprir uma pena de prisão por tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira aquela força de segurança.