Feira do Livro do Porto. Quais são os hábitos de leitura das gerações futuras?

Feira do Livro do Porto. Quais são os hábitos de leitura das gerações futuras?
| Porto
Catarina Cunha

A décima edição da Feira do Livro do Porto arrancou na passada sexta-feira nos Jardins do Palácio de Cristal. O Porto Canal passou por lá para falar com os mais pequenos e compreender se afinal as gerações futuras têm hábitos de leitura.

À chegada, numa tarde de sol em pleno agosto esbarrámo-nos com dezenas de famílias, com crianças de todas as idades que folheavam os livros. Num dos quiosques, a ver um livro estavam Bernardo e Beatriz de 8 e 9 anos de idade, respetivamente.

Ambos, confessaram que leem algumas vezes, sendo a banda desenhada o género de literatura preferida. A pequena Beatriz, questionada sobre a importância da leitura, disse que ler “é importante para a aprendizagem”. Tendo em conta as vantagens dos livros, os dois, ainda envergonhados, admitiram continuar a ler de hoje em diante.

Mais à frente, naquele caminho de terra batido, encontramos Clara de 8 anos a conversar com a sua família. Após interrompermos, a criança referiu que não é a primeira vez que visita a Feira do Livro do Porto e que sempre que vê “coisas escritas, gosta de ler”.

Quase ao lado, vimos Manuel também com 8 anos a segurar o novo livro “Pato Donald 65 anos”, acabado de comprar. O menino estava acompanhado com o seu pai, Armando, que referiu que são os filhos que o incentivam a ir à Feira do Livro do Porto. “Tenho três filhos e os três leem bastante (…) [em casa] procuramos que eles encontrem a literatura favorita”, comenta.

Logo depois, falamos com Joana e Mariana, de 10 e 11 anos. A segurar o mapa da Feira do Livro, Mariana reconheceu que “ando a ler, mas não é com muita frequência” e Joana, entre risos, assumiu que só lê “de vez em quando”. Apesar do consumo de literatura não ser frequente, Mariana defendeu que a leitura “é importante porque estimula a nossa criatividade e ajuda-nos a escrever”.

Numa das bancas recheada de livros infantis, estava a Inês de 8 anos e a sua mãe, Maria, a escolherem as próximas leituras. “Trago sempre a Inês comigo, sempre. É muito importante [estas iniciativas] porque as crianças precisam de hábitos de leitura sem estarem nos telemóveis, nos tablets e os livros ensinam-lhes muito e dão-lhes muito”, reforçou a mãe de Inês.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A Feira do Livro do Porto fecha portas no dia 10 de setembro.

Até lá, a Invicta vai enchendo-se de literatura durante a semana, a partir das 12 horas e aos fins de semana às 11 horas.

 

+ notícias: Porto

Porto tem aval do Governo para pesados saírem da VCI e quer limitar trânsito no centro

O Porto tem aval do Governo para os pesados de mercadorias saírem da VCI quando a CREP for desportajada, e quer limitar o trânsito automóvel no centro "de forma ordeira e gradual", disse o presidente da Câmara à Lusa.

Pedro Duarte quer tirar sala de consumo assistido da zona da Pasteleira no Porto

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, quer que a sala de consumo assistido junto ao Bairro da Pasteleira saia deste local “entre duas escolas” e avançou à Lusa que está a ser estudada uma nova localização.

"Faltam níveis intermédios" regionais de "coordenação e liderança política" defende Pedro Duarte

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, considerou que a resposta às tempestades mostrou que "faltam níveis intermédios" regionais de "coordenação e liderança política", convidando quem não o defende a "ir viver para o território" e opinar depois.