Obras da Linha Rosa prosseguem no centro do Porto
Porto Canal
A Metro do Porto divulgou novas imagens das obras de construção da Linha Rosa do metro.
Na Praça da Liberdade e em São Bento continuam as obras de construção da Linha Rosa. 👷♂️#metrodoporto #linharosa pic.twitter.com/LVtZrxnKsA
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) August 21, 2023
Os trabalhos na Praça da Liberdade e em São Bento continuam, depois de no início de agosto a Rua dos Clérigos ter reaberto ao trânsito. A estrada esteve interdita ao trânsito durante dois anos devido à construção da estação S. Bento/Liberdade da Linha Rosa do metro, com a abertura a acontecer oito meses depois do prazo inicialmente previsto.
A partir desta segunda-feira, as obras da Linha Rosa obrigam ao condicionamento do trânsito ao longo de um ano “na envolvente do Jardim do Carregal, nomeadamente a rua do Rosário, entre a rua de Clemente de Menéres e a rua Professor Jaime Rios de Sousa, Rua Dr. Tiago de Almeida, entre a rua do Professor Vicente José de Carvalho e a rua de Clemente Menéres”, anuncia a empresa.
A nova Linha Rosa vai ligar a Boavista, perto da Casa da Música, à Baixa, junto da Estação de São Bento, com passagens na Praça da Galiza e no Hospital de Santo António. Em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024.
As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.