Presidente da Federação Espanhola beija jogadora durante festa do título

Presidente da Federação Espanhola beija jogadora durante festa do título
| Desporto
Porto Canal

Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), surpreendeu tudo e todos quando na hora de cumprimentar e felicitar as jogadoras da seleção espanhola pela conquista do Campeonato Mundial de futebol feminino decidiu beijar a atleta de 33 anos, que falhou uma grande penalidade frente à guarda-redes inglesa Mar Earps.

Esta segunda-feira já começaram a surgir algumas reações a este polémico beijo que o presidente da Federação Espanhola de Futebol deu à jogadora Jenni Hermoso.

Apesar de o presidente já ter mencionado que o beijo se tratou de uma “mera manifestação de carinho sem importância”, houve quem considerasse “uma forma de violência sexual”.

A ministra da Igualdade espanhola, Irene Montero, escreveu nas suas redes sociais que “não devemos achar que dar um beijo sem consentimento é algo que acontece”.

"É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente e até agora invisível. Não o podemos normalizar. É uma responsabilidade de toda a sociedade. Só o consentimento conta. Só sim é sim”, explicou. 

As reações não ficaram por aqui. A ministra dos Direitos Sociais, Ione Belarra, criticou a atitude de Luis Rubiales e salientou que a “violência sexual contra a mulher tem de acabar”.

“O que todos pensamos é: se fazem isso como toda a Espanha a assistir, o que não farão em particular. A violência sexual contra a mulher tem de acabar. Abraços às campeãs”, escreveu a ministra.

 

+ notícias: Desporto

A visita do Presidente André Villas-Boas ao Olival

O novo presidente do FC Porto esteve esta quinta-feira no Olival, acompanhado por Zubizarreta, novo diretor desportivo, e José Pedro Pereira da Costa, CFO

Reviravolta épica em Madrid. Real marca presença em 18.ª final da Champions

O Real Madrid venceu esta quarta-feira o Bayern de Munique na meia-final da Liga dos Campeões com dois golos tardios. O clube espanhol garante assim presença na 18.ª final da história do emblema na competição.

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.