Municípios têm mais dinheiro para comprar equipamentos e material para as escolas 

Municípios têm mais dinheiro para comprar equipamentos e material para as escolas 
| País
Porto Canal

As autarquias terão, este ano, mais verba para comprar equipamento e material escolar. A responsabilidade passou para os municípios como consequência do processo de descentralização.

Segundo o Jornal de Notícias, as Câmaras Municipais dispõem agora de 7,68 por aluno, mais 1,38 euros em relação ao ano passado.

O aumento foi publicado esta quinta-feira em Diário da República e refere-se às verbas provenientes do Fundo de Financiamento da Descentralização que, uma vez transferidas para as autarquias, se destinam à compra de materias e equipamentos para escolas de todos os níveis de ensino, como cadeiras, mesas e quadros.

O JN avança ainda que esta subida de 1,38 euros representa mais do dobro previsto, uma vez que, sem a alteração, o aumento estaria relacionado com as taxas de inflação dos últimos três anos, o que resultaria num aumento de apenas 68 cêntimos por aluno.

No próximo ano, porém, a verba relacionada com equipamentos escolares a transferir para os municípios será atualizada de acordo com a taxa de infalção que se verificar em 2023. As pevisões, de acordo com o JN, apontam para uma transferência de 8,10 euros por aluno em 2024.

O mesmo jornal ressalva, contudo, que a compra de material como cadernos, canetas e lápis será, na mesma, da competência do Ministério da Educação apenas para escolas do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.