Centro Comercial Stop alvo de inspeção extraordinária

| Porto
Ana Mota

O Centro Comercial Stop está a ser alvo de uma inspeção extraordinária, para avaliação das condições de segurança do edifício. Os trabalhos estão a ser efetuados no terreno, numa intervenção conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Regimento de Sapadores dos Bombeiros do Porto e pelo Departamento Municipal de Fiscalização do município do Porto.

Fonte da ANEPC adiantou ao Porto Canal que a inspeção extraordinária irá resultar num relatório sobre as condições de segurança do edifício, nomeadamente no que toca à segurança contra incêndios.

A Câmara Municipal do Porto assinou um protocolo de cooperação com a ANEPC, no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios. O protocolo prevê a emissão de pareceres e a realização de vistorias e inspeções regulares das condições de segurança contra incêndios, uma vez que a ANEPC é a entidade competente para assegurar o cumprimento do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio.

A Polícia Municipal do Porto selou mais de uma centena de lojas do Centro Comercial Stop, no dia 18 de julho, por falta de licenças de utilização e pela acumulação de queixas de ruído. A falta de condições de segurança do edifício, nomeadamente na segurança contra incêndios, é outro dos problemas que tem sido levantado, há vários anos, pelo município.

Ainda assim, os Stop reabriu, duas semanas depois da selagem das lojas, desta vez com medidas adicionais de segurança. A reabertura mantém, no entanto, um carácter temporário até que a autarquia perceba se o diagnóstico da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil permite que o espaço possa continuar a funcionar conforme está.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.