Centro Comercial Stop alvo de inspeção extraordinária

| Porto
Ana Mota

O Centro Comercial Stop está a ser alvo de uma inspeção extraordinária, para avaliação das condições de segurança do edifício. Os trabalhos estão a ser efetuados no terreno, numa intervenção conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Regimento de Sapadores dos Bombeiros do Porto e pelo Departamento Municipal de Fiscalização do município do Porto.

Fonte da ANEPC adiantou ao Porto Canal que a inspeção extraordinária irá resultar num relatório sobre as condições de segurança do edifício, nomeadamente no que toca à segurança contra incêndios.

A Câmara Municipal do Porto assinou um protocolo de cooperação com a ANEPC, no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios. O protocolo prevê a emissão de pareceres e a realização de vistorias e inspeções regulares das condições de segurança contra incêndios, uma vez que a ANEPC é a entidade competente para assegurar o cumprimento do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio.

A Polícia Municipal do Porto selou mais de uma centena de lojas do Centro Comercial Stop, no dia 18 de julho, por falta de licenças de utilização e pela acumulação de queixas de ruído. A falta de condições de segurança do edifício, nomeadamente na segurança contra incêndios, é outro dos problemas que tem sido levantado, há vários anos, pelo município.

Ainda assim, os Stop reabriu, duas semanas depois da selagem das lojas, desta vez com medidas adicionais de segurança. A reabertura mantém, no entanto, um carácter temporário até que a autarquia perceba se o diagnóstico da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil permite que o espaço possa continuar a funcionar conforme está.

+ notícias: Porto

Câmara de Gaia fez várias reuniões com consórcio antes de votar mudanças no TGV esta quinta-feira

A Câmara de Gaia fez "diversas reuniões" com o consórcio LusoLav antes de votar esta quinta-feira alterações à linha de alta velocidade no concelho e à ponte sobre o Douro, desconhecidas da Infraestruturas de Portugal (IP) e Câmara do Porto.

Zona da Arrábida em Gaia terá um viaduto ciclável e pedonal com ligação à futura estação de metro

A promotora Efimóveis vai construir uma passagem ciclopedonal sobre a autoestrada 1 (A1) na zona dos Jardins da Arrábida, em Gaia, infraestrutura que assegurará a ligação à futura estação de metro da Linha Rubi, foi esta quinta-feira anunciado.

Três arguidos condenados por planearem assalto a casa de idosos no Porto

O tribunal condenou esta quinta-feira os três arguidos que engendraram um plano para assaltar a casa do casal de idosos no Porto a uma pena única entre os quatro anos e nove meses e os três anos e 10 meses.