Centro Comercial Stop alvo de inspeção extraordinária

| Porto
Ana Mota

O Centro Comercial Stop está a ser alvo de uma inspeção extraordinária, para avaliação das condições de segurança do edifício. Os trabalhos estão a ser efetuados no terreno, numa intervenção conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Regimento de Sapadores dos Bombeiros do Porto e pelo Departamento Municipal de Fiscalização do município do Porto.

Fonte da ANEPC adiantou ao Porto Canal que a inspeção extraordinária irá resultar num relatório sobre as condições de segurança do edifício, nomeadamente no que toca à segurança contra incêndios.

A Câmara Municipal do Porto assinou um protocolo de cooperação com a ANEPC, no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios. O protocolo prevê a emissão de pareceres e a realização de vistorias e inspeções regulares das condições de segurança contra incêndios, uma vez que a ANEPC é a entidade competente para assegurar o cumprimento do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio.

A Polícia Municipal do Porto selou mais de uma centena de lojas do Centro Comercial Stop, no dia 18 de julho, por falta de licenças de utilização e pela acumulação de queixas de ruído. A falta de condições de segurança do edifício, nomeadamente na segurança contra incêndios, é outro dos problemas que tem sido levantado, há vários anos, pelo município.

Ainda assim, os Stop reabriu, duas semanas depois da selagem das lojas, desta vez com medidas adicionais de segurança. A reabertura mantém, no entanto, um carácter temporário até que a autarquia perceba se o diagnóstico da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil permite que o espaço possa continuar a funcionar conforme está.

+ notícias: Porto

Associação pela bicicleta queixa-se da atuação policial no Porto

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) disse este domingo que vai apresentar queixa contra as autoridades policiais pela atuação face a manifestações convocadas para as cidades de Tavira e Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.