Setor TVDE aumentou 50% desde o ano passado

Setor TVDE aumentou 50% desde o ano passado
| País
Porto Canal

O setor TVDE registou um crescimento acentuado em 2022, passados cinco anos da sua legalização. De acordo com os dados do Instituto de Mobilidade e dos Transportes, citados esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias, de setembro do ano transato a agosto deste ano houve um crescimento de aproximadamente 50%.

Durante esse período, as plataformas aumentaram de oito para 12; as empresas passaram de 10.824 para 14.840; e os motoristas duplicaram de 41.729 para 62.892. Ao longo desse ano, terão existido desistências que apenas serão apuradas e registadas no próximo ano, altura em que forem revalidadas as licenças.

Segundo o IMT, citado pela mesma fonte, na TVDE existem 41.236 motoristas portugueses; 9.112 brasileiros; 4.850 indianos; 1.672 paquistaneses e 1.398 bangladeshianos. Perto de mil motoristas portugueses entraram no setor, desde agosto de 2022, o que fez duplicar o número de motoristas de outras nacionalidades.

Relativamente a estes números, a Presidente da Associação Nacional Movimento TVDE, Ângela Reis garante ao JN que os motoristas imigrantes “são angariados nos países de origem de maneira aliciante, endividando-se com a promessa de que depois vem a família, mas a família nunca vem porque acabam de pagar a dívida”.

“São vítimas” de algo que “é tráfico humano”, acrescenta.

Conforme noticia o mesmo jornal, o setor enche-se de motoristas precários que mesmo sem falar português conseguem passar nos exames de língua portuguesa, solicitados para a realização da função.

Para a Ângela Reis a atual legislação é a responsável pela situação, uma vez que tem “muitas lacunas e que dão origem a estes facilitismos”.

Questionado pelo JN, o Ministério do Ambiente responsável pela tutela do setor confessa que “há aspetos a melhorar na aplicação desta lei”, sendo que “serão oportunamente ponderadas na revisão em curso”.

O crescimento acentuado do setor TVDE levou a que a quantia arrecadada pelo Estado pela contribuição de regulação e supervisão crescesse de 2.8 milhões de euros para 3.8 milhões de 2021 a 2022, avança o JN. Este imposto representa 5% da receita das plataformas, logo estima-se que essas tenham faturado 76 milhões de euros no ano passado.

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.