Portgás adere a iniciativa da ONU para reduzir emissões de metano

Portgás adere a iniciativa da ONU para reduzir emissões de metano
Foto: Portgás
| Porto
Porto Canal / Agências

A Portgás anunciou esta segunda-feira que aderiu ao Oil and Gas Methane Partnership (OGMP 2.0), iniciativa liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), segundo uma nota da empresa.

"A OGMP 2.0 visa reduzir as emissões de metano (gás de efeito de estufa que, a seguir ao CO2 [dióxido de carbono], mais contribui para o aquecimento global), implementando um sistema de monitorização e verificação para quantificar as emissões por parte das empresas" do setor, refere a empresa.

A iniciativa exige que "as empresas reportem as emissões de todas as fontes de ativos da cadeia de valor (dados auditáveis) e implementem um plano de mitigação das emissões".

A OGMP 2.0 conta atualmente com mais de 100 empresas associadas e tem como parceiros a Comissão Europeia, a Clean Air Task Force, a Climate and Clean Air Coalition, o governo do Reino Unido e o Environmental Defense Fund.

+ notícias: Porto

Faculdade de Letras ganha novo edifício em 2026 pela mão do arquiteto do Terminal de Campanhã

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) passará a contar com um novo edifício em meados de 2026. O espaço, cujas obras tiveram início em novembro e estarão terminadas em maio de 2026, terá cinco pisos e dois deles “serão exclusivamente dedicados a acolher a atividade das oito unidades de investigação sediadas na faculdade”, informou o gabinete de comunicação em resposta ao Porto Canal.

Câmara do Porto abre estações de metro para acolher pessoas em situação de sem-abrigo

A Câmara do Porto vai abrir esta terça e quarta-feira à noite as estações de metro do Campo 24 de Agosto e Casa da Música para acolher pessoas em situação de sem-abrigo devido às baixas temperaturas, foi esta terça-feira anunciado.

Vai haver um elevador a ligar o Palácio de Cristal à Restauração no Porto

Em 2026, os jardins do Palácio de Cristal vão passar a ter um elevador para a Rua da Restauração, que liga o Jardim da Cordoaria à marginal do Porto.