Advogado das famílias das vítimas do Meco vai requerer nulidade do inquérito

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (lusa) - O advogado das famílias das vítimas do Meco anunciou hoje que vai requerer a nulidade do inquérito arquivado pelo Ministério Público, contestando que o único sobrevivente da tragédia, João Gouveia, não tenha sido constituído arguido.

Vítor Parente Ribeiro revelou à Agência Lusa que foi notificado da decisão oficial do Ministério Público (MP) hoje de manhã pela Polícia Judiciária (PJ) no seu escritório de advocacia, em Lisboa, confirmando que a fundamentação sobre a ausência de qualquer indício de crime ocupa cerca de 100 folhas do despacho de arquivamento.

Entretanto, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa confirmou hoje o arquivamento do processo, indicando que da investigação não resultaram indícios da ocorrência de crime.

O advogado disse que vai analisar o despacho, mas que é certo que vai invocar a nulidade do inquérito/investigação, depois de o Ministério Público ter recusado constituir João Gouveia como arguido no processo.

Este requerimento a solicitar a nulidade do inquérito - disse - será endereçado ao juiz de instrução criminal de Sesimbra.

Vítor Parente Ribeiro salientou que este processo "está eivado de anormalidades" e que as famílias vão reunir-se consigo no domingo para estruturar as medidas a tomar.

A tragédia aconteceu em dezembro do ano passado, quando seis jovens foram arrastados por uma onda na praia do Meco, Sesimbra, tendo havido apenas um sobrevivente, João Gouveia.

O caso foi, quase de imediato, ligado a rituais de praxes, já que todos os jovens pertenciam à Comissão Oficial de Praxes Académicas da Lusófona (COPA).

Em fevereiro, os pais dos seis jovens que morreram anunciaram que iam interpor uma "queixa-crime contra o sobrevivente, João Gouveia", e pediram à PGR que os ajudasse "a descobrir a verdade".

FC //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.