Processo do Meco foi arquivado e famílias vão recorrer

Processo do Meco foi arquivado e famílias vão recorrer
| País
Porto Canal

António Soares, pai de uma das vítimas da tragédia do Meco, disse hoje à agência Lusa que o advogado das famílias já foi notificado do arquivamento do processo e que vai recorrer da decisão.

"Já é oficial que o caso foi arquivado", afirmou António Soares, pai de Catarina Soares, um dos seis alunos da Universidade Lusófona arrastados por uma onda na praia do Meco, Sesimbra, em dezembro de 2013.

António Soares revelou que a notificação foi comunicada aos familiares das vítimas pelo advogado das famílias, Vitor Parente Ribeiro, mas que ainda não teve possibilidade de ler a fundamentação do despacho de arquivamento, que tem cerca de 100 páginas.

"A minha reação é de revolta", afirmou, acrescentando que não quer fazer mais comentários sobre o processo até ter acesso à argumentação do Ministério Público (MP).

Garantiu, contudo, que as famílias vão recorrer da decisão de arquivamento "até onde for possível".

Já na semana passada foi noticiado pela imprensa que o processo tinha sido arquivado, embora mais tarde o MP tenha esclarecido que a decisão final só seria divulgada esta semana.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.