Advogado das famílias das vítimas do Meco vai requerer nulidade do inquérito

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (lusa) - O advogado das famílias das vítimas do Meco anunciou hoje que vai requerer a nulidade do inquérito arquivado pelo Ministério Público, contestando que o único sobrevivente da tragédia, João Gouveia, não tenha sido constituído arguido.

Vítor Parente Ribeiro revelou à Agência Lusa que foi notificado da decisão oficial do Ministério Público (MP) hoje de manhã pela Polícia Judiciária (PJ) no seu escritório de advocacia, em Lisboa, confirmando que a fundamentação sobre a ausência de qualquer indício de crime ocupa cerca de 100 folhas do despacho de arquivamento.

Entretanto, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa confirmou hoje o arquivamento do processo, indicando que da investigação não resultaram indícios da ocorrência de crime.

O advogado disse que vai analisar o despacho, mas que é certo que vai invocar a nulidade do inquérito/investigação, depois de o Ministério Público ter recusado constituir João Gouveia como arguido no processo.

Este requerimento a solicitar a nulidade do inquérito - disse - será endereçado ao juiz de instrução criminal de Sesimbra.

Vítor Parente Ribeiro salientou que este processo "está eivado de anormalidades" e que as famílias vão reunir-se consigo no domingo para estruturar as medidas a tomar.

A tragédia aconteceu em dezembro do ano passado, quando seis jovens foram arrastados por uma onda na praia do Meco, Sesimbra, tendo havido apenas um sobrevivente, João Gouveia.

O caso foi, quase de imediato, ligado a rituais de praxes, já que todos os jovens pertenciam à Comissão Oficial de Praxes Académicas da Lusófona (COPA).

Em fevereiro, os pais dos seis jovens que morreram anunciaram que iam interpor uma "queixa-crime contra o sobrevivente, João Gouveia", e pediram à PGR que os ajudasse "a descobrir a verdade".

FC //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Euromilhões. Eis a chave que vale 42 milhões de euros

Já são conhecidos os números e estrela do sorteio 038/2024 do Euromilhões, cujo jackpot está estimado em 42 milhões de euros.

"Sortudo" português acertou em quatro números e duas estrelas do Euromilhões

Um boletim com os números e estrelas do quarto prémio do Euromilhões foi registado em Portugal. A informação foi avançada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o prémio, que saiu também a mais 17 apostadores estrangeiros, tem o valor de 2.596,40 euros.