Câmara do Porto atribui bolsas a 17 projetos de criação e investigação artística
Porto Canal/Agências
A Câmara do Porto vai atribuir bolsas a 17 projetos de criação e investigação artística no âmbito do programa Criatório, que conta com um orçamento de 495 mil euros e que vai também apoiar 12 espaços de programação.
Em comunicado, a autarquia esclarece que das 169 propostas submetidas a concurso, foram selecionados 17 projetos de criação e investigação artística.
A cada projeto será atribuída uma bolsa de 15 mil euros, sendo que a totalidade das bolsas perfaz um apoio de 255 mil euros.
Os 17 projetos juntam-se assim aos 12 espaços de programação que vão ser apoiados pela autarquia e cujo anúncio foi feito no inicio de julho.
O objetivo é que estes espaços (CRL – Central Elétrica, Clube de Desenho, De Liceiras 18, Dentro, INSTITUTO, Laia, Ócio, Pedreira, Rampa, Rua do Sol, Sismógrafo e Sonoscopia) “apresentem uma programação pública e regular durante um ano”.
A cada espaço será atribuída uma bolsa de 20 mil euros.
Criado em 2017 pelo município do Porto, o programa Criatório visa contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais da cidade, sendo que esta é a primeira edição em que o apoio é atribuído pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
A edição deste ano do programa conta com um orçamento de 495 mil euros.
Nesta sétima edição do Criatório foram mantidas duas modalidades de apoio com júris distintos, nomeadamente, a modalidade relativa a projetos de criação e investigação artística, e a modalidade de apoio a espaços de programação.