Câmara do Porto atribui bolsas a 17 projetos de criação e investigação artística

Câmara do Porto atribui bolsas a 17 projetos de criação e investigação artística
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto vai atribuir bolsas a 17 projetos de criação e investigação artística no âmbito do programa Criatório, que conta com um orçamento de 495 mil euros e que vai também apoiar 12 espaços de programação.

Em comunicado, a autarquia esclarece que das 169 propostas submetidas a concurso, foram selecionados 17 projetos de criação e investigação artística.

A cada projeto será atribuída uma bolsa de 15 mil euros, sendo que a totalidade das bolsas perfaz um apoio de 255 mil euros.

Os 17 projetos juntam-se assim aos 12 espaços de programação que vão ser apoiados pela autarquia e cujo anúncio foi feito no inicio de julho.

O objetivo é que estes espaços (CRL – Central Elétrica, Clube de Desenho, De Liceiras 18, Dentro, INSTITUTO, Laia, Ócio, Pedreira, Rampa, Rua do Sol, Sismógrafo e Sonoscopia) “apresentem uma programação pública e regular durante um ano”.

A cada espaço será atribuída uma bolsa de 20 mil euros.

Criado em 2017 pelo município do Porto, o programa Criatório visa contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais da cidade, sendo que esta é a primeira edição em que o apoio é atribuído pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto.

A edição deste ano do programa conta com um orçamento de 495 mil euros.

Nesta sétima edição do Criatório foram mantidas duas modalidades de apoio com júris distintos, nomeadamente, a modalidade relativa a projetos de criação e investigação artística, e a modalidade de apoio a espaços de programação.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.